Parque Estadual de Itaúnas realiza Oficina de Sinalização e Manejo de Trilhas

Para capacitar pessoas para atuarem na implantação da sinalização rústica e no manejo de trilhas de longo curso, o Parque Estadual de Itaúnas (PEI), em Conceição da Barra, realizou a Oficina de Sinalização e Manejo de Trilhas. O evento reuniu servidores de Unidades de Conservação, parceiros e voluntários, que participaram de atividades teóricas e práticas, baseadas na metodologia da Rede Brasileira de Trilhas. 

A oficina, que teve início na quinta-feira (23) e seguiu até domingo (26), foi ministrada por Ivan Amaral, da Rede Brasileira de Trilhas; e Álvaro de Souza, do Parque Nacional da Tijuca/ICMBio. “Pudemos conhecer melhor as experiências da Rede Brasileira de Trilhas. Além disso, estudamos e praticamos a implantação da sinalização rústica e o manejo de trilhas no PEI”, explicou o servidor do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Gustavo Rosa. 

“Foram quatro dias de vivências e trocas enriquecedoras. Esticamos as atividades noite adentro, pintando mourões, discutindo governança e o futuro da Rede Capixaba de Trilhas”, ressaltou Gustavo Rosa.  As aulas serviram para iniciar a sinalização da Trilha de Longo Curso do PEI, já que durante as práticas, os participantes sinalizaram dois quilômetros de trilhas. A inauguração do primeiro trecho da Trilha de Itaúnas, com 20 quilômetros, será em novembro de 2021, mês de comemoração dos 30 anos do PEI. 

“A Trilha de Itaúnas não é mais um projeto, já é uma realidade. Sua pegada amarela e preta já começa a povoar os primeiros quilômetros e já temos voluntários adotando trechos da trilha para contribuir com sua sinalização e manejo”, ressaltou Gustavo Rosa. As pegadas pretas e amarelas fazem parte da identidade visual e da sinalização padronizada da Rede Brasileira de Trilhas. A Oficina foi uma iniciativa do Parque Estadual de Itaúnas e da Rede Brasileira de Trilhas. 

O evento teve apoio da Secretaria de Turismo (Setur), do  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Prefeitura Municipal de Conceição da Barra, do Grupo de Trabalho da Trilha de Itaúnas, Parque Nacional da Tijuca/ICMBio, Suzano Papel e Celulose, Casinha de Aventuras, Garoze Madeiras Tratadas, Casa Feliz: Foto na Madeira, Padoka do Klebinho, Restaurante Dona Tereza, Associação Empresarial e Turística da Vila de Itaúnas (AETI), Itaúnas MTB, Grupo de Condutores Ambientais de Itaúnas, Grupo de Trabalho da Trilha de Itaúnas e as pousadas Vila Morena, Estalagem Vila Tânia, Zimbauê, Cambucá e Pousada das Araras. 


Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem