CAPIXABA: Edson Venturatto conquista ouro no Campeonato Mundial de Kickboxing


O capixaba Edson Venturatto se tornou o primeiro brasileiro a conquistar medalha de ouro no Mundial de Kickboxing. Nessa quinta-feira (21), o atleta realizou a final contra o argentino Lafuente Esteban e garantiu o título inédito, no campeonato que acontece na Itália, até o próximo domingo (24).

Ao todo, foram três combates: primeiro contra o adversário húngaro Terebesi Csaba; na sequência, o sueco Eberstein Niklas; e, por último, enfrentou o argentino, conquistando o ouro.

Além de Venturatto, outros quatro atletas capixabas apoiados pelo programa ainda disputam a competição na Itália.

A delegação capixaba, que viajou com o apoio do Compete Esportivo, programa da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), retorna ao Brasil, na próxima quarta-feira (27).

“Não foi fácil chegar até aqui, estávamos em dúvida até o dia em que chegamos à Itália. A grande final foi contra um argentino, foi uma grande luta do início ao fim, nós dois queríamos ser campeões. Minha ficha ainda não caiu, ainda estou em êxtase. Ser o melhor do mundo é o sonho de todo atleta”, destacou Edson Venturatto.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, fez questão de parabenizar o atleta e ressaltou a importância do Compete para os esportistas capixabas.

“O Compete é um programa que ficou desativado por muito tempo, mas temos visto, cada vez mais, a importância que ele tem para os nossos atletas e paratletas. Muitas vezes, a passagem para as competições é um dos itens mais caros para participar de uma competição e é extremamente recompensador saber que o Governo do Estado, por meio da Sesport, pode contribuir de alguma forma na conquista desses resultados”, comentou Júnior Abreu.

Compete Esportivo

O Compete Esportivo é um programa que custeia viagens de avião para que atletas e paratletas disputem competições nacionais e internacionais. A previsão da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), para o edital 2021, é de um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão em passagens aéreas a esportistas de alto rendimento.

O edital de 2021 foi lançado no dia 08 de julho. Estiveram aptos a participar do Compete as federações estaduais, entidades privadas esportivas, representando os atletas e equipes, além de atletas de forma individualizada, desde que a modalidade não tenha federação ou entidade local legalizada, além de técnicos e acompanhantes de atletas com deficiência. Ao todo, 443 atletas serão beneficiados pelo programa.

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem