CAPIXABA: Projeto desenvolvido por aluno da Rede Estadual é apresentado no maior evento científico on-line do planeta


O Projeto “As novas descobertas astronômicas e o protagonismo do aluno portador de Síndrome do Espectro Autista”, desenvolvido pelo estudante Bruno De Lorenzo Fernandes, e pelo professor de Altas Habilidades/Superdotação, Luiz Gustavo Gomes, da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Irmã Maria Horta, em Vitória, participou da Global Innovation Field Trip (GIFT).

Realizado no sábado (16) e nesse domingo (17), o GIFT é o maior evento científico on-line do planeta, com a participação de estudantes de 8 a 18 anos, de mais de 30 países, e apoio do presidente Alireza Rastegar, da International Federation of Inventors (IFIA).

O professor Luiz Gustavo Gomes contou como foi a participação no GIFT. “No evento, a apresentação contou com a manifestação de curiosidades científicas sobre astronomia e o protagonismo do aluno, e as descobertas de novos astros no programa Caça-Asteroides, que é um programa em parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o International Astronomical Search Collaboration. Bruno fez a descoberta de três novos asteroides ainda não catalogados, passamos por treinamentos de programas específicos, nesse caso em específico, pois Bruno é portador da Síndrome do Espectro Autista”, disse.

O projeto foi apresentado por videoconferência internacional e, ao final da apresentação, o estudante e professor receberam uma notícia que os deixou ainda mais animados: “o co-criador da GIFT, Jacob Mendelssohn, nos deu a notícia de que pesquisadores dos Estados Unidos da América, solicitaram o contato com Bruno, pois estão interessados no desempenho dele e de toda sua trajetória”, contou Luiz Gustavo Gomes.

Diretor da GIFT na América Latina, Marcelo Vivacqua, será o mediador nesse contato com os pesquisadores. “Foram três projetos selecionados no Brasil, e nós fomos um deles”, comemorou o professor Luiz Gustavo Gomes.

Saiba mais:

Projeto Caça-asteroides: https://bit.ly/3n5sHMz

Global Innovation Field Trip: https://innovationworld.org/pt/gift-home/

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem