CPI ouve relatos de pacientes e familiares de vítimas da Covid; assista


Nesta segunda-feira (18), a CPI da Covid faz audiência pública para ouvir relatos de "vítimas diretas e indiretas" da pandemia. Com diferentes perfis, os depoentes da sessão de hoje contam aos senadores como perderam os pais, marido, filho e irmã para a Covid-19.

Entre as declarações, críticas têm sido feitas em relação ao comportamento do governo federal e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em si sobre a atuação diante do enfrentamento à doença no Brasil.

O atraso na vacinação da população , falas de membros do governo menosprezando a gravidade do coronavírus e a defesa do chamado "tratamento precoce" , com o uso de medicamentos com ineficácia comprovada contra a Covid-19, são mencionados pelos depoentes.

Mayra Lima, enfermeira de Manaus que perdeu a irmã para a doença, relatou a falta de EPIs para tratar os pacientes. De acordo com ela, muitas vezes, esses equipamentos foram custeados pelos próprios profissionais. Veja:

Já Katia Shirlene, que perdeu os pais em decorrência do coronavírus, relatou a prescrição de remédios do "kit Covid" em uma das unidades da Prevent Senior . "Como você diz para uma idosa que confia no médico que o remédio que foi medicado não tem eficácia?", questionou. Veja:


Ela ainda confirmou que a mãe recebeu o "kit covid" pela Prevent Senior. Veja:

Márcio Antônio, pai de vítima da Covid-19, conta como foram os últimos momentos com o filho. Veja:

Homenagem às vítimas no Congresso Nacional

Homenagem às vítimas da Covid no Congresso Nacional, em Brasília - Foto: Roberto Stuckert Filho

Às vésperas do fim dos trabalhos da Comissão, o gramado em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, ganhou um grande varal com 600 lenços brancos em homenagem às vítimas da doença. A instalação foi feita pela ONG Rio de Paz.

Fonte: iG


Postagem Anterior Próxima Postagem