Desmoronamento em gruta deixa 12 bombeiros civis soterrados em SP

Bombeiros trabalham no resgate das vítimas soterradas na Gruta Duas Bocas em Altinópolis, SP — Foto: Divulgação

Um desmoronamento em uma gruta na zona rural de Altinópolis (SP) deixou pelo menos 12 pessoas soterradas na madrugada deste domingo (31), segundo o Corpo de Bombeiros. Cinco vítimas já foram resgatadas, de acordo com a Defesa Civil.

O acidente aconteceu em um local conhecido como Gruta Duas Bocas, que fica em uma propriedade particular. A princípio, o Corpo de Bombeiros informou que 15 pessoas tinham sido soterradas, mas a informação foi atualizada mais tarde.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 26 bombeiros civis faziam um treinamento no interior da gruta quando o teto da caverna desmoronou, deixando parte do grupo retido. Chove forte em Altinópolis desde a tarde de sábado (30).




Por volta das 9h45, o Corpo de Bombeiros informou que a primeira vítima foi retirada com vida. O local, de acordo com a corporação, está colapsado e há risco de novos desmoronamentos. Foi preciso escorar a área para que o trabalho de resgate seja feito de forma segura.

Outras quatro vítimas foram retiradas da gruta e levadas ao Hospital de Misericórdia de Altinópolis. O helicóptero Águia, da Polícia Militar, auxilia no transporte de bombeiros e socorristas até a gruta por causa do difícil acesso.

Treinamento começou no sábado

Uma das vítimas é a bombeiro civil Jenifer Caroline da Silva. A irmã dela, Daiane Stephanie, disse que a jovem, de 25 anos, faz parte do grupo Bombeiros Unidos Sem Fronteiras de Batatais (SP).

O treinamento na gruta Duas Bocas começou na tarde de sábado (30). Segundo Daiane, atividades no local são uma prática comum do grupo para trabalhar técnicas de resgate.

Na manhã deste domingo, ela esteve com a família no local do acidente e afirmou que os bombeiros têm dificuldades de acesso por causa da chuva e da lama.

A Prefeitura de Altinópolis informou que equipes da Polícia Militar e da própria prefeitura estão no local para dar suporte ao resgate.

Em nota, a Defesa Civil de Altinópolis informou que não foi comunicada sobre o treinamento na área.

Bombeiros trabalham no resgate das vítimas soterradas em gruta em Altinópolis, SP — Foto: Divulgação

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem