Em Nova Venécia todas as escolas da rede passam a ter aulas presenciais com 100% dos alunos

(Matéria produzida pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia) 


Conselho Municipal de Educação e da Comissão de Gestão Escolar Pró Educação e Saúde (CGESNV) orientam diretores escolares sobre retorno presencial sem revezamento


A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, anunciou na manhã desta quarta-feira (27), em reunião com os diretores escolares, que o fim do revezamento dos estudantes nas escolas municipais acontece no dia 08 de novembro. Com base na Portaria Conjunta SESA/SEDU, Nº 07 – R de 06 de Outubro de 2021 e avais do Conselho Municipal de Educação e da Comissão de Gestão Escolar Pró Educação e Saúde (CGESNV), as escolas da rede voltam a receber todos os alunos em suas dependências, conforme o previsto na Resolução Nº19 de 2009 do Conselho Municipal de Educação, exceto nas creches de tempo integral que permanecem com atendimento em tempo parcial.

O prefeito, que fez o anúncio enquanto participava da inauguração da Sala de Recursos no CMEI Luzia Alves de Lima, comemorou “Quero parabenizar a Secretaria Municipal de Educação e toda sua equipe que realizou esse planejamento para que pudéssemos retomar as aulas de forma presencial, sem rodízio, todos os alunos na sala de aula ao mesmo tempo e aprendendo de maneira uniforme e com equidade”.

Algumas medidas de biossegurança, presentes na Portaria Conjunta SEDU/SESA Nº 01-R, de 08 de agosto de 2020, devem continuar sendo cumpridas, pois não foram revogadas pela Nº 07 – R, como o uso de máscaras, a higienização dos ambientes, o uso do álcool, o distanciamento no horário do recreio, a disposição de termômetros para aferir a temperatura, o uso da garrafinha individual, o não compartilhamento de materiais entre outras. O retorno presencial é facultativo para estudantes com comorbidades ou deficiências. Para o Transporte Escolar, as medidas não se diferenciam muito, os estudantes poderão sentar lado a lado, mas o uso de máscara e do álcool continua.

Durante a reunião, que contou também com a participação do secretário municipal de saúde, foi confirmada a já anunciada vacinação, no ambiente escolar, para a faixa etária dos alunos entre 12 e 17 anos, mediante autorização dos responsáveis. Outra ação ratificada pelo secretário foi a testagem de 20 % dos estudantes em cada Escola, além da testagem rápida em casos de Síndrome Gripal.

Quanto ao processo de ensino-aprendizagem, a Secretaria Municipal de Educação reafirmou aos diretores escolares que o Planejamento de Retomada vem sendo rigorosamente executado graças ao comprometimento de todos os profissionais. Após a análise dos resultados da Avaliação Diagnóstica dos alunos, os professores construíram o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) elencando os conteúdos essenciais para a continuidade dos estudos e para recuperação dos conteúdos não aprendidos. Os supervisores e a equipe escolar vão auxiliar professores e alunos nesse processo e contam com as famílias, pais ou responsáveis no incentivo aos filhos, garantindo que eles não faltem as aulas, exceto por motivos de saúde.





Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia 


Postagem Anterior Próxima Postagem