GOVERNADOR Casagrande é eleito presidente do Consórcio Brasil Verde e vai à conferência na Escócia


O governador do Espírito Santo Renato Casagrande (PSB) foi eleito, em reunião do Fórum dos Governadores na ultima quinta-feira (14), presidente do Consórcio Brasil Verde, uma iniciativa interestadual que, frente à incapacidade do governo federal em lidar com as questões do meio ambiente, busca empreender ações conjuntas de combate às mudanças climáticas e captar recursos para financiar projetos ambientais de cada região.

O socialista ocupará a primeira presidência nacional do consórcio com o mandato de um ano, que pode ser renovável por mais um. Cada bioma também terá seu presidente e cada estado fará uma contribuição anual ao colegiado.

Casagrande viaja no próximo dia 29 para a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (Cop 26) em Glasglow, na Escócia, para buscar o financiamento de projetos ambientais do consórcio.

“Saímos no dia 29 outubro e voltamos no dia 5 novembro. Todo ano a ONU faz essa conferência, mas essa será importante porque o tema está efervescente no mundo todo. São muitos problemas climáticos extremos, muitos problemas ambientais. O Brasil também está com uma imagem muito ruim hoje no mundo”, afirma o governador.

“Vamos participar para levar nossas ações e buscar contatos, intercâmbio que favoreça e facilite a aplicação de políticas”. Outros governadores também participarão do evento, nessa que é mais uma iniciativa que mostra o protagonismo dos gestores estaduais frente a uma atuação tímida do governo federal com relação ao tema”, declara Casagrande.

Os projetos do consórcio já foram apresentados ao secretário de governo dos Estados Unidos para o clima, John Kerry. Na região Sudeste, por exemplo, há um proposta de gestão integrada dos recursos hídricos e revitalização das bacias hidrográficas do Espírito Santo e o de proteção e conservação da Mata Atlântica no Vale do Futuro (Vale do Ribeira, em São Paulo).

Os governadores estão finalizando a minuta do regulamento de criação do consórcio. Para que cada estado possa aderir, será necessária a autorização das assembleias legislativas. O governador do Espírito Santo disse que deve enviar, nos próximos dias, projeto para a Ales, sobre a participação do Estado no consórcio.

Até o momento, além do DF, já confirmaram participação no consórcio os representantes dos estados do Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Com a viagem internacional de Casagrande, assume o governo do Espírito Santo a vice-governadora Jacqueline Moraes (PSB). Será a terceira vez que ela assume o comando do Estado. Em agenda na última sexta-feira (15), ela esteve com o cônsul da Argentina para debater programas de empreendedorismo feminino.

Fonte: PSB Nacional




Postagem Anterior Próxima Postagem