Implante injetável previne catarata e dispensa cirurgia


Cientistas desenvolveram um implante que é injetado no olho para prevenir a formação de catarata. Mais que isso: o procedimento pode até reverter a evolução das cataratas existentes sem cirurgia.

O implante foi projetado para reduzir os níveis de cálcio no olho e já está sendo testado no primeiro ensaio clínico.

No futuro, o tratamento com implante, NPI-002 – da Nacuity Pharmaceuticals, dos EUA – pode significar que as cirurgias de catarata não serão mais necessárias, acreditam os cientistas.

Como funciona

O implante é carregado com antioxidantes e injetado no vítreo – o fluido semelhante a um gel entre o cristalino e a retina (a área do olho sensível à luz).

O implante libera lentamente seu conteúdo no vítreo, que o leva para o cristalino e atua na catarata. A solução inclui N-acetilcisteína amida (NACA), um antioxidante eficaz.

Cataratas

Cataratas são manchas turvas no cristalino do olho, que causam visão turva e eventual cegueira se não forem tratadas.

À medida que envelhecemos, menos antioxidantes são produzidos, resultando em estresse oxidativo, que leva a danos nos tecidos (com proteínas e fibras no cristalino começando a se decompor) e um acúmulo de cálcio no cristalino.

A maioria das cataratas se desenvolve como resultado de alterações no cristalino relacionadas à idade, especificamente estresse oxidativo.

Primeiros testes

Os primeiros testes em humanos, nos Estados Unidos, começarão em breve e devem envolver 30 pacientes com 65 anos ou mais que tenham catarata.

‘É uma ideia muito interessante e estou ansiosa para ver os resultados”, comentou Gwyn Williams, oftalmologista consultor do Singleton Hospital, em Swansea, EUA.

Fonte: Daily Mail


Postagem Anterior Próxima Postagem