Massinha de criança e fios de cabelo eram usados para fraudar CNH no ES

Operação Teste Falso investiga organização criminosa de Cachoeiro de Itapemirim que fraudava exames clínicos, cursos obrigatórios para obtenção da CNH e processos de transferência de veículos.


Uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Espírito Santo, com apoio da Polícia Militar, foi realizada nesta sexta-feira (15). O objetivo foi desarticular uma organização criminosa que agia em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do estado.

De acordo com o MPES, a associação criminosa investigada na Operação Teste Falso estava fraudando exames clínicos, médicos e psicológicos; cursos obrigatórios e de especialização, relativos a processos para renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e primeira habilitação; e também processos de transferência de veículos.

Foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e 22 mandados de busca e apreensão. As diligências para as prisões e as buscas por provas aconteceram tanto nas casas quanto nos locais de trabalho dos suspeitos. Os nomes dos alvos não foram divulgados.

 

Investigação

A operação foi deflagrada após uma denúncia de que pessoas estariam fraudando exames toxicológicos, para ter resultados negativos para o consumo de substâncias entorpecentes. O resultado negativo no exame é essencial para a renovação da CNH na modalidade profissional.

A denúncia falava da participação de pessoas que agiam como uma espécie de despachante, de funcionários e donos de clínicas credenciadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para o processo de renovação de CNH e de funcionários e donos de laboratórios e postos credenciados para a coleta do material biológico.

O material biológico que era levado para análise clínica não era da pessoa interessada em renovar ou mudar de categoria na CNH, mas de outras pessoas que não faziam consumo de substâncias ilegais.

Com as investigações, o MPES apurou que, além das fraudes nos exames toxicológicos, foi possível identificar outras fraudes relacionadas a processos envolvendo CNH e registro e transferência de veículos.


Com Informações G1




Postagem Anterior Próxima Postagem