Novo bispo da Diocese de Colatina é nomeado pelo Papa Francisco



O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (27), o novo bispo da Diocese de Colatina: cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa, da Arquidiocese de Mariana (MG). A Diocese de Colatina estava vacante desde janeiro deste ano, quando dom Joaquim Wladimir Lopes Dias foi nomeado para a Diocese de Lorena, em São Paulo.

Cônego Lauro Sérgio ainda será ordenado bispo. Atualmente, ele é pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa, Minas Gerais. Ele tem 62 anos e é natural da cidade mineira Ouro Preto.

Padre Lauro Sérgio nasceu em 29 de abril de 1959. Foi ordenado presbítero da Arquidiocese de Mariana no dia 2 de setembro de 1995. É licenciado em História e bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O bacharelado em Teologia foi cursado no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus no Brasil, em Belo Horizonte (MG). Cônego Lauro é mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Em 1994, iniciou uma trajetória de serviços no Seminário São José, de Mariana. Integrou a equipe de formadores do seminário por dez anos. Nesse período, foi professor de Filosofia e Teologia, diretor de estudos do Instituto de Teologia e reitor. De 2005 a 2014, foi diretor da Escola Diaconal São Lourenço.

No processo de elaboração e redação das atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019 – 2023), padre Lauro integrou a Comissão de Assessores da CNBB.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem