Obras da Terceira Ponte começam também no trecho de Vila Velha


O Governo do Estado iniciou mais duas frentes de trabalho das obras de Ampliação e construção da Ciclovia da Vida da Terceira Ponte. As intervenções também serão realizadas no sentido Vila Velha x Vitória. As obras já estão em andamento no sentido Vitória x Vila Velha desde julho deste ano. 

Na manhã desta quinta-feira (07), o governador Renato Casagrande esteve no local para acompanhar os trabalhos, que serão iniciados com a montagem do Quick Deck, uma espécie de andaime suspenso, que possibilita a execução dos serviços, por baixo da ponte, minimizando as necessidades de interdições no trânsito da ponte. Com a plataforma pronta, as peças da estrutura metálica começam a ser fixadas na ponte.

“É uma alegria estar em Vila Velha acompanhando a montagem da Ciclovia da Vida e a ampliação da Terceira Ponte. Já iniciamos o trabalho no sentido Vitória a Vila Velha e as obras estão a todo vapor. Os dois lados da ciclovia irão se encontrar no vão central. A ciclovia será também uma proteção contra suicídio, que é uma demanda da sociedade. A ampliação da Terceira Ponte, com a inclusão de mais uma faixa de cada lado, vai melhorar a mobilidade urbana e trazer mais desenvolvimento ao Espírito Santo. Essa obra é uma referência arquitetônica no País”, comentou o governador.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura Fábio Damasceno, explicou que as obras do lado de Vila Velha vão acontecer da mesma maneira que estão sendo realizadas em Vitória. “Será feita a montagem dos andaimes de ambos os lados e, posteriormente, inicia-se a fixação das estruturas metálicas da ciclovia”, completou.

Também estiveram presentes o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo; os deputados estaduais Marcelo Santos e Rafael Favatto; além de vereadores e lideranças da cidade

Ciclovia da Vida

O projeto da Ciclovia da Vida está sendo executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). O consórcio Ferreira Guedes Metalvix é responsável pelas obras, contratadas pelo valor de R$ 127 milhões. O prazo para conclusão é maio de 2023.

Trata-se de uma das obras prioritárias do Governo do Estado na área da mobilidade, contemplando a ampliação da capacidade de fluxo de veículos; implantação de ciclovia e barreira de proteção ao suicídio. O anteprojeto da Ciclovia da Vida propõe uma estrutura metálica que será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e, ao mesmo tempo, fazendo a barreira de proteção ao suicídio. Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido.

A instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte vem sendo debatida e reivindicada pela sociedade capixaba, sobretudo nos últimos anos. Outra reivindicação antiga era a inclusão de uma ciclovia para que a travessia entre os municípios de Vitória e Vila Velha também pudesse ser realizada por ciclistas.

A estrutura que será anexada à ponte nos dois sentidos como forma de impedir o suicídio, contará com uma grade antiescalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia, com pavimento asfáltico de três metros de largura.

Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade antiescalada será substituída por vidro. As pistas da ciclovia serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha.

Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.

Números da obra

Extensão total da Terceira Ponte: 3.339 metros

Largura atual do tabuleiro da Terceira Ponte: 18,3 metros

Largura do tabuleiro da Terceira Ponte após as intervenções: 19,5 metros

Largura do tabuleiro da Terceira Ponte + Ciclovia da Vida: 25,5 metros

Quantidade de faixas de rolamento atualmente: 4

Quantidade de faixas de rolamento após as intervenções: 6

Número aproximado de funcionários no pico da obra: 240

Quantidade de aço da estrutura metálica: 3.000 toneladas

Valor do investimento: R$ 127 milhões

Prazo de execução: maio de 2023

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem