Por que é importante colorir com as crianças? Entenda!


Colorir com as crianças traz benefícios diversos, contribuindo para um desenvolvimento saudável. Isso se reflete também no aprendizado escolar. Afinal, o bem-estar mental influencia a vida em muitos aspectos.

O colorir faz parte da arte para crianças, atividade que leva à aquisição de novas habilidades. E a parte boa é que podemos incentivar essa prática dentro de casa, o que pode ser, inclusive, um delicioso momento de relaxamento para toda a família.

Acompanhe o artigo e entenda por que apostar nessa atividade!

Benefícios de colorir com as crianças

Houve uma época em que os adultos usavam os desenhos para deixar a criançada entretida e livre do marasmo. Com o tempo, descobriu-se que a atividade vale muito mais do que isso. Veja seus benefícios!

Desenvolve a paciência

Colorir com as crianças é uma atividade relaxante, que promove o alívio do estresse e diminui a ansiedade. É uma forma de mantê-las descansadas e calmas para terminar o dia.

A atividade inibe a amígdala, parte do cérebro ativada cada vez que sentimos medo ou tensão. Colorir é muito bom para crianças mais agitadas ou que estejam passando por alguma dificuldade emocional.

Estimula a criatividade

Usar cores e combiná-las é um ótimo exercício para trabalhar a criatividade. O ato de pintar estimula as mesmas áreas e conexões no cérebro de quando temos alguma ideia ou estamos em processo de criação artística.

Ter a sensação de terminar de colorir um desenho também traz consequências positivas. Isso ativa a dopamina, neurotransmissor associado ao bem-estar e ao sistema de recompensa cerebral, que leva a promover a criatividade.

É uma forma de meditação

Já ouviu falar em mindfulness? É um tipo de meditação que nos faz estar atentos ao momento presente, sem nos deixar levar por qualquer pensamento relativo ao passado e ao futuro. A técnica também nos permite aceitar e observar nossos pensamentos como se fossem nuvens: eles estão ali presentes, mas logo vão embora, então não focamos neles.

Esse tipo de meditação acontece de forma espontânea no colorir com as crianças. Elas ficam centradas nos movimentos dos lápis e nas cores no papel, o que pode ser uma forma de se desligar um pouco das rotinas e questões do dia a dia.

Ajuda na coordenação motora

Pegar no lápis exige habilidade motora. É preciso encaixá-lo bem na mão, deixá-lo firme e fazer o movimento correto para pintar. Esse movimento trabalha o punho e os dedos, essenciais para a manipulação de pequenos objetos.

Ao pintar, a criança também está treinando indiretamente a caligrafia. Dessa forma, fazer tais movimentos a ajudam a escrever com mais segurança na fase de alfabetização.

Ajuda no bem-estar

Quem foi que disse que apenas as brincadeiras promovem o bem-estar e o entretenimento? Colorir com as crianças pode ser uma forma de todos se divertirem. Basta usar a imaginação.

Se vocês não se importam com a bagunça, uma dica é pegar uma grande cartolina e um monte de potes de tintas. Vale pintar tudo: sol, arco-íris e bichinhos. Com várias pessoas ajudando, tudo fica ainda mais divertido.

O pintar também promove nas crianças um sentimento de autonomia e de autoestima. O reconhecimento por ter terminado o desenho dá uma sensação de confiança em si mesmo.

Auxilia a lidar com os sentimentos

A atividade de pintar é relaxante, e as cores instigam belas criações. A criança consegue expressar suas emoções por meio do desenhar e do colorir, que são recursos, inclusive, muito usados dentro da psicoterapia infantil. Os pequenos podem exteriorizar sentimentos que não conseguiriam colocar para fora se utilizassem apenas a fala. É uma forma de contribuir para a saúde mental deles.

Afirma a personalidade

A personalidade é a forma como nos comportamos e nos manifestamos no mundo. Seu processo de formação só termina no final da adolescência, mas a criança também precisa afirmá-la, por meio de atividades, da sua imaginação e de suas brincadeiras preferidas.

A escolha das cores, a força aplicada no lápis e o jeito de construir toda a pintura é uma forma de a criança colocar no papel um pouquinho do que ela é.

Potencializa o raciocínio

Outra área ativa no cérebro, no momento da pintura, é o córtex-cerebral, responsável pelo raciocínio lógico e pelas decisões tomadas de forma racional. Nas crianças pequenas, essa região ainda é imatura e só estará bem desenvolvida lá pelos 20 e poucos anos, segundo estudos de neurociência. Estimulá-la é algo muito positivo, e o desenho é uma forma de conseguir isso.

Melhora a concentração

A concentração é uma função executiva importante e precisa ser treinada desde cedo, para que a criança tenha mais facilidade nas etapas escolares. É a partir dessa habilidade que seu filho consegue estar atento às aulas, compreender a mensagem do conteúdo, fazer o dever de casa e ir bem nas provas.

Colorir também treina a atenção seletiva, um dos componentes da concentração. Ela permite prestar atenção em um único detalhe, no meio de vários estímulos, por exemplo.

Dicas de desenhos para colorir com as crianças

Agora que você já sabe os principais benefícios de colorir, vamos ver algumas dicas de desenhos?

Formas geométricas

Elas são especiais para as crianças pequenas, já que, na educação infantil, elas estão começando a aprender a nomear e a diferenciar as figuras. Para ficar ainda mais divertido, dá para pegar desenhos bem simples, como um foguete, e ajudar a criança a encontrar todas as formas dentro dele.

Mandalas

Faz sucesso entre os adultos, mas as crianças também adoram. A dica é escolher mandalas de acordo com a idade delas. Para as pequenas, prefira mandalas sem muitos detalhes. As crianças maiores já podem escolher as que mais as agradam.

Números

Assim como as formas geométricas, colorir números pode conter uma intencionalidade pedagógica, quando a criançada é estimulada a aprender a contar enquanto se diverte.

Paisagens

Paisagens também são boas opções. Campos com animais, florestas, praias e ilhas estimulam a imaginação, enquanto a criança coloca no papel toda a sua criatividade.

Por fim, vale ressaltar que, quando os pais e responsáveis acompanham as crianças na atividade de colorir, eles conseguem gerar memórias afetivas e fortalecer seus laços com elas. Além disso, essa atividade ajuda a controlar o uso de eletrônicos, auxiliando no respeito aos limites de exposição ao digital estabelecido pela OMS, o que é importante para um desenvolvimento saudável. Agora, que tal escolher um desenho lindo para colorir com as crianças?

Fonte: Novos Alunos


Postagem Anterior Próxima Postagem