‘Raio-x’ do crédito: Bandes traz informações financeiras e operacionais para a sociedade

O conceito de transparência na gestão pública tem origem na ideia de disseminar para a sociedade informações para que os cidadãos possam acompanhar e participar ativamente nos rumos das políticas públicas. O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) tem ido um pouco mais além: há mais de um ano, disponibiliza seus principais dados para consulta, como balanços financeiros e operacionais, mas também apresenta em linguagem clara e acessível, um resumo da destinação dos recursos de suas linhas de crédito em uma página chamada “raio-x” do crédito, no próprio site da instituição.

O “raio-x” é uma página atualizada periodicamente pela equipe técnica do banco, em que as principais informações sobre o desempenho das linhas se traduzem em gráficos e em uma linguagem mais simples. Assim, os dados sobre a gestão do negócio, como número e valores dos contratos, além dos segmentos e regiões onde os recursos são aplicados, estão apresentados em formas visuais e de fácil entendimento.

O diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira, destaca que o banco adota diversos mecanismos para dar transparência e publicidade às ações em prol do desenvolvimento socioeconômico do Espírito Santo. “Como instituição pública, é nosso dever apresentar os resultados de nosso trabalho, respeitando a legislação e o direcionamento do Governo do Espírito Santo, nosso acionista majoritário, e sem desrespeitar as legislações que controlam a atividade bancária, como as leis de sigilo e de proteção de dados pessoais ”, afirma.

Outros dados que podem ser acompanhados pela sociedade dizem respeito à aprovação dos recursos do Fundo de Proteção ao Emprego. A linha de crédito emergencial disponibilizada pelo Governo do Espírito Santo, por meio do Bandes, para mitigar os efeitos econômicos da pandemia tem seus números apresentados na própria página do programa bandes.com.br/emergencial e no próprio site do Plano ES – Convivência Consciente, em formato Business Intelligence (BI). Os indicadores são atualizados semanalmente com o número de empresas atendidas, valor aprovado/liberado e projetos de financiamento em andamento dentro do banco.

“Com a apresentação e a disponibilidade dessas informações, seja pelo formato mais amigável, seja na consulta aos documentos completos, em formato relatórios e tabelas, podemos comprovar a saúde financeira da instituição e mostrar onde e como nossas linhas de crédito estão atuando no mercado em benefício da população capixaba”, complementa o diretor-presidente.

Para os interessados em acessar os documentos completos das Demonstrações Financeiras do Bandes, acompanhados das respectivas notas explicativas e relatórios anexos, o banco também disponibiliza os documentos no seu site.

Acesse as informações
Raio-x do crédito: link
Demonstrações Financeiras: link

Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br
faleconosco@bandes.com.br

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem