Saiba os riscos de comprar e armazenar combustíveis em galões

Com o aumento da gasolina, consumidores têm se arriscado e ANP alerta sobre perigos. 


Com o anúncio de reajuste dos preços da gasolina e do diesel mais uma vez neste ano, consumidores tentam estocar combustível para evitar mais prejuízos no bolso. 


Em Belo Horizonte, houve corrida aos postos na noite desta segunda-feira (25). Além de encher o tanque do carro, teve gente levando para casa o combustível em galões. 


O reajuste anunciado desta vez foi de 7,04% e está valendo desde terça-feira (26). Este foi o segundo reajuste somente este mês. No dia 9, a gasolina já tinha subido 7,2%. 


A prática é permitida. Porém, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) alerta para os riscos de armazenamento. 


Os postos podem vender combustíveis em recipientes? 

Podem, mas devem ser recipientes aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), mas, mesmo assim, a ANP faz ressalva. 


“Nas circunstâncias citadas, motivadas por variações de preços e expectativa de aparente de economia, onde há risco elevado a vida, ao patrimônio e ao meio ambiente, os postos revendedores de combustíveis não devem comercializar produtos em vasilhames transportáveis”.
 

Quais recipientes não devem ser usados? 

Garrafas pet e vasilhames que não têm o selo do Inmetro. Além disso, nenhum recipiente deve ser reaproveitado para este transporte. 


Isso vale para gasolina, diesel e álcool? 

Sim. A orientação se aplica a todos os combustíveis. 


É permitido estocar combustível em casa? 

Não. “Por restrição legal e elevado risco à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente o consumidor não pode e não deve, armazenar e manusear combustível em casa”, diz a ANP. 


As regras são iguais para todos os estados? 

Sim. Elas se aplicam a todo o território nacional. 


Regras para galões 

A Portaria 141, de 28 de março de 2021, acaba com um hiato de seis anos de espera pela regulação, visto que a Resolução da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) 41/2013 definia que a venda só poderia ser realizada em embalagens certificadas, mas não estipulava as regras e início de inspeção. 


Confira os principais itens: 

Os recipientes de combustíveis devem ser rígidos, metálicos ou não-metálicos, certificados e fabricados para esta finalidade; 


No caso de recipientes não metálicos, a capacidade máxima deve ser de 50 litros e possuir alça. Os vasilhames devem atender aos regulamentos municipais, estaduais ou federais aplicáveis. Acima desse volume, os recipientes devem ser metálicos; 


A embalagem deve ser provida de tampa rosqueada ao seu corpo ou outro mecanismo de fechamento que permita a sua reutilização e perfeita vedação. 


No ano, o diesel já acumula alta de 65,3% nas refinarias. Já a gasolina subiu 73,4% no mesmo período. 




Com Informações G1


 


Postagem Anterior Próxima Postagem