SAL-GEMA: Tyago Hoffmann e Freitas querem reunião com empresas de exploração



O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides), Tyago Hoffmann, reuniu sua equipe com a equipe do deputado estadual Freitas, na tarde desta quinta-feira (30), para tratar, entre outras coisas, da implantação de cursos de capacitação para a exploração das jazidas de sal-gema no Norte do Espírito Santo. O próximo passo é marcar uma reunião com cada uma das empresas vencedoras do leilão da Agência Nacional de Mineração (ANM).

No encontro na Sectides estavam, além de Tyago e Freitas, o subsecretário estadual de Integração e Desenvolvimento Regional, Paulo Meneguelli, o assessor especial Pereira Lima, o prefeito de Montanha, André Sampaio, que também é presidente do Consórcio Prodnorte, e os assessores parlamentares Arthur Crauso e Décio Oliveira.

“Tyago Hoffmann nos informou que já está agendando reuniões com as quatro empresas vencedoras do leilão para pesquisa dos blocos de sal-gema. Vamos dialogar com essas empresas e tentar garantir que a mão de obra seja local. Até a montagem dos canteiros de obras, temos que dar condições aos moradores da região de se capacitarem e fazer cursos específicos para cada área de atuação dessas empresas”, explicou o Deputado Freitas.

Quatro empresas: Dana Importação e Exportação Ltda., José Augusto Castelo Branco, Pedras do Brasil Comércio Importação e Exportação Ltda. e a Unipar Carbocloro S.A ganharam o leilão e serão as responsáveis por explorar as áreas em Conceição da Barra, onde está a maior jazida de sal-gema da América Latina.

“O resultado do certame confirma o potencial de desenvolvimento dessa atividade econômica no nosso Estado. Vamos, então, dialogar com as empresas, entender a demanda delas com relação a mão de obra, capacitar as pessoas para que tenham maiores chances de trabalho quando elas começarem a se instalar aqui”, disse o secretário Tyago, acrescentando que já está agendando as reuniões com as quatro empresas para as próximas semanas.

Onze áreas de sal-gema no Espírito Santo foram compradas pelas quatro empresas. As áreas de sal-gema estão localizadas no Norte capixaba e fizeram parte 4ª Rodada da Agência Nacional de Mineração (ANM) sendo arrematadas em leilão.

Fonte: Assessoria de Comunicação Deputado Freitas 


Postagem Anterior Próxima Postagem