SAL-GEMA: Vereadores lutam para exploração de jazida beneficiar diretamente Barra de São Francisco


Os vereadores Isaque (presidente da Câmara Municipal), Jornandes e Nivaldo acompanham os encaminhamentos com relação à exploração da jazida de sal-gema em Conceição da Barra, cujo leilão está em fase de conclusão pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Quatro empresas participaram do certame e arremataram as 11 áreas disponíveis. Os parlamentares lutam para que empresas se instarem no Município para o beneficiamento, para que o sal-gema impacte positivamente na vida dos moradores.

“Como vereadores, temos participado com o prefeito junto aos deputados estaduais e federais envolvidos no assunto para ficarmos por dentro [dos encaminhamentos] e não perdermos as oportunidades de pleitear novos horizontes para o Município”, salienta o presidente da Câmara de Vereadores, Isaque Maia Eloi (PTB).

Ele salienta que, com a exploração das jazidas de sal-gema em Conceição da Barra, todo o norte capixaba será diretamente beneficiado, “por causa da quantidade de serviços e mão de obra que serão necessários”. “Ceio que teremos que nos apoiar nos municípios vizinhos para caminharmos rumo o desenvolvimento”, acrescenta.

Isaque avalia que a iminente exploração do sal-gema d’á uma perspectiva de desenvolvimento ainda não alcançada pelo Norte do Estado, porque os grandes centros e polos industriais, normalmente, se instalam mais na Grande Vitória, região sul e centro-oeste do Espírito Santo”. O clima é de otimismo: “Hoje temos essa oportunidade, graças a Deus”.

Já o vereador Jornandes Araújo (PTB) considera a exploração do sal-gema como de grande importância para o Município de Conceição da Barra: “Uma descoberta de mais de 40 anos e, agora em nossa gestão do Legislativo e Executivo, realmente irá iniciar a exploração dessa riqueza que tem em nosso subsolo”.

Ele afirma que, juntamente com os demais parlamentares e o Executivo Municipal, tem se empenhado ao máximo para buscar qualificação para os trabalhadores barrenses, de olho na criação do polo cloroquímico de Conceição da Barra. “Assim, haverá geração de mais empregos e renda”, pontua.

Na condição de presidente da Comissão de Obras e Infraestrutura da Câmara de Vereadores, Jornandes diz que está atento às demandas e às necessidades do Município para a implantação das empresas. “O prefeito Mateusinho está focado nesse grande desenvolvimento para Conceição da Barra”, acrescenta.

Em entrevista à Rede Barcos de Comunicação, o vereador Nivaldo da Cruz (Pros) enfatizou que o sal-gema é uma realidade e conquista do Povo Barrense: “Conquista importante para o Município. Com isso, serão gerados empregos e renda para os trabalhadores locais”.

Segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara, Nivaldo demonstra preocupação no sentido de que possa ser criada a infraestrutura para o Município e a mão de obra local, de fato, serem beneficiados com a exploração do mineral.

“Fico feliz que essa realidade vai se concretizar aqui, em Conceição da Barra. Irei, como legislador, fazer a minha parte e fiscalizar se, realmente, o nosso Município e os munícipes estarão sendo beneficiados”, finalizou Nivaldo.

Fonte: CensuraZero


Postagem Anterior Próxima Postagem