CRIME | Prefeito é morto a tiros; primo é suspeito pelo assassinato


Suspeito de matar prefeito de Madeiro é primo da vítima e fugiu após o crime, diz delegado que esteve no local e ouviu testemunhas. Suspeito é Felipe Anderson, jovem que é filho de um primo do prefeito. Ainda não se sabe o que pode ter motivado o crime.
Prefeito de Madeiro, Zé Filho — Foto: Reprodução/Instagram

O prefeito de Madeiro (230 km de Teresina), José de Ribamar Araújo Filho (PP), conhecido como Zé Filho, foi morto a tiros na tarde deste domingo (28). Ele tinha 43 anos. A informação foi confirmada em nota pelo governo do estado.

De acordo com o comunicado, ele foi atingido por três disparos. Nas redes sociais, o perfil dele informou que ele chegou a ser socorrido por uma equipe do Samu e encaminhado para um hospital na cidade vizinha, Luzilândia, mas não resistiu aos ferimentos. Ainda nesta tarde, ele havia publicado vídeos de um jogo de futebol no município que administrava.

Madeiro fica no norte do estado e, de acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mais recentes, tem cerca de 8.300 habitantes.

Esse era o primeiro mandato de Zé Filho na prefeitura. Antes, elegeu-se vereador na mesma cidade em 2012 e 2016. O vice-prefeito é Pedro Filho, também do PP.

"O governo determinou às Forças de Segurança do estado todo empenho a fim de identificar e prender os suspeitos o mais breve possível", diz a nota do governo.

Investigação
O delegado de Polícia Civil do Piauí Abimael de Sousa informou que o suspeito de matar o prefeito de Madeiro, José de Ribamar Araújo Filho, mais conhecido como Zé Filho (Progressistas), foi identificado como Felipe Anderson, 25 anos, e seria primo de segundo grau da vítima. Ainda não se sabe qual a motivação do crime e o rapaz fugiu e ainda não foi localizado.

"Testemunhas relataram que ele mora a 300 metros do local do crime. Ele teria deixado a moto ligada próximo do carro do prefeito, ficou aguardando ele chegar perto do carro para ir embora e nesse momento chamou o prefeito. Quando ele olhou, o autor disparou o primeiro tiro, que atingiu ele na cabeça. Depois que o prefeito caiu, ele disparou mais dois tiros, subiu na moto e fugiu", descreveu o delegado.

No local, foram recolhidas cápsulas de projéteis que atingiram o gestor e a suspeita é de que ele tenha sido atingido por disparos de revólver. Segundo ele, o caso agora ficará sob responsabilidade do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), de Teresina.

Ainda não se sabe qual a motivação do crime. Segundo o delegado, o pai do suspeito - primo do gestor - fazia parte da gestão anterior à frente da prefeitura e teria sido retirado da administração assim que Zé Filho assumiu. O primo do gestor morreu em 2020 vítima de Covid, segundo o delegado.

Velório

Velório do prefeito no bairro Arassá — Foto: Tiago Mendes/TV Clube

Está sendo realizado na manhã desta segunda-feira (29) o velório do prefeito de Madeiro, na residência do gestor, no bairro Arassá em clima de muita tristeza e comoção pela morte de Zé Filho, que tinha apenas 43 anos.

Fonte: G1 Piauí


Postagem Anterior Próxima Postagem