Fim de semana terá espetáculo gratuito em comemoração ao Mês do Orgulho Negro; veja teaser!


Com espetáculo de dança negro-brasileira, os capixabas vão poder aproveitar, de forma gratuita, apresentação que dá nome ao livro infantojuvenil “O mar que banha a Ilha de Goré” no MUCANE, em Vitória

Inspirado no livro de Kiusam de Oliveira, a montagem é direcionada ao público entre 6 a 12 anos e conta a história de Kika, uma menina brasileira que fazia uma viagem para conhecer a Ilha de Goré, no Senegal, país localizado na África Ocidental.

Com seis artistas em cena, o espetáculo cria subjetividades e um ambiente lúdico em que crianças dialogam e apresentam seus países (Brasil e Senegal).

A apresentação, que aconteceu nesta sexta-feira (19) e que segue até domingo (21), traz como propósito o diálogo e apresentação de elementos estéticos para ampliar o repertório lúdico do público infantojuvenil, ao mesmo tempo que traz o recorte da perspectiva afrodiaspórica.

“O espetáculo busca reunir elementos verdadeiros de um estilo de vida, sistematizando possibilidades reais e habituais em um presente humano por meio da dança" - Maicom Souza, diretor e coreógrafo do espetáculo.

Foto: Divulgação

"Nosso propósito é contar a nossa perspectiva, na intenção de romper estereótipos sobre as práticas do povo negro, processo de aproximação com a sociedade, para que assim se possa refletir sobre o contexto das manifestações culturais do Outro, um processo de tolerância das diversas formas se viver socialmente”, explica Maicom.

Kiusam de Oliveira é uma das maiores referências nacionais em literatura negra infantil, possui vasto currículo no segmento da arte e educação. O livro se tornou inspiração após a autora participar do Festival Mundial de Artes Negras (FESMAN), em Dakar, no Senegal.

Nesta obra, os leitores fazem o caminho inverso das viagens empreendidas pelos africanos escravizados a partir do século XVI. A mensagem central da obra é mostrar que a criança negra precisa saber suas origens em solos africanos, e entender o protagonismo africano em termos de berço da humanidade.

O Coletivo Emaranhado, responsável pela gestão do espetáculo, é um grupo de pesquisa em artes cênicas com dispositivo na dança, que visa além de montagens de espetáculos, estruturar ações artísticas e pedagógicas sobre o seu processo de montagem por meio de linguagens escritas.

O espetáculo “O Mar que Banha a Ilha de Goré”, baseado no livro de Kiusam de Oliveira, traz na direção de produção, Maicom Souza, também responsável pela adaptação da obra e coreografia.

A direção artística é de Ricardo Reis, que também atuou como bailarino junto de Beatriz Lemgruber, Diedra Rovena, Elaine Rovena, Julia Fachetti e Léia Rodrigues.

A assistência de coreografia ficou por conta de Paloma Rigamonte, enquanto a preparação vocal é de Bruna Kethily e a preparação de elenco foram proposições de Bru Negreiros e Mariana Eilert. A assessoria jurídica é fornecida por Érica Ortolan.

A apresentação é uma organização do Coletivo Emaranhado, com realização do Bule Estúdio Criativo, e conta com apoio da Secult do Espírito Santo, via Edital 030/2019 - Seleção de Projetos Culturais Setoriais de Dança no Estado do Espírito Santo.

"O Mar que Banha a Ilha de Goré"



Quando: 20/11 (9h) l 21/11 (9h e 16h)
Onde: MUCANE - Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas
Endereço: Av. República, nº 121 - Centro - Vitória/ES
Gratuito: retirada do ingresso no local.
Classificação: livre.
Duração: 50 min.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem