JAGUARIÚNA: Volta do Rodeio cumpre passaporte da vacina, mas registra aglomeração e público sem máscara


Frequentadores usavam proteção na chegada ao primeiro dia da festa, mas cuidados foram deixados de lado ao longo da noite. Montaria em cavalos não ocorreu em razão da chuva.

A 32ª edição do Jaguariúna Rodeo Festival, primeira festa do peão a voltar no Brasil durante a pandemia, começou nesta sexta-feira (26) com sucesso no cumprimento dos protocolos sanitários estipulados pelo governo estadual, como uso de máscara e comprovante de esquema vacinal completo. Ao menos no início. Próximo ao horário dos shows, o público tomou conta de todos os espaços da Red Eventos com aglomeração. A maioria, usando o argumento de que comia e bebia, não usava máscara.

Antes deste cenário, a entrada aconteceu de forma tranquila, apesar da demanda contínua do público. É que, neste momento, além do traje típico, os frequentadores estavam com o passaporte da vacina em mãos e ainda usavam a proteção facial. Agentes da Vigilância Sanitária atuaram dentro do recinto enquanto eram vistos "por olhos" para alguns.

Público até chegou ao Rodeio de Jaguariúna usando máscara, mas depois... — Foto: Júlio César Costa

Multidão aglomerada e sem máscara tomou conta da arena do Jaguariúna Rodeo Festival — Foto: Marita Siqueira

“Nem todo mundo tem consciência de que é necessário se proteger e proteger os outros. Vi a Vigilância na praça de alimentação chamando atenção de quem estava esperando o alimento. Acho importante que tenha esse trabalho. É bom para todos nós”, disse a consultora de vendas Hosana Benetti, de 34 anos.

Com a presença do Batalhão da Polícia de Choque, das polícias militar e civil, além de centenas de seguranças privados, não houve registro de confusão provocada pela exigência do passaporte da vacina na entrada do complexo da Red Eventos.

Equipe responsável pelos cuidados com a arena abandona uso de máscara durante trabalho no local — Foto: Júlio César Costa

Prova cancelada pela chuva
A chuva que caiu no recinto até 19h, uma hora antes da abertura dos portões, atrapalhou os planos das provas e adiou a abertura oficial do Jaguariúna Rodeo Festival 2021 em uma hora e meia.

O hino nacional soou às 22h, duas horas após o início da entrada do público. Isso porque a pista estava muito molhada, com poças em vários pontos. Sem garantia de segurança aos atletas e aos animais da montaria em cavalos, a competição foi cancelada. A prova dos Três Tambores foi mantida após a organização reparar a pista com areia.

Os veterinários do evento explicaram que a prova feminina - a única para mulheres no Rodeio de Jaguariúna - foi viável porque as amazonas conseguem controlar os animais com as rédeas, além dos tambores terem sido colocados de modo a sanar a umidade que poderia provocar escorregões e quedas.

No caso da montaria, o animal pula enquanto o peão busca equilibrar-se sobre ele sem cabresto. “A pista não estava dando as condições mínimas de segurança para os animais e os cavaleiros, por isso, foi cancelada e retoma amanhã”, afirmou a veterinária Nathalia Nayume.

“É um grande risco para todos. No caso dos Três Tambores, foi possível ser realizada porque há como elas [amazonas] controlarem os cavalos”, completou o veterinário Giovani Dalbo.

As competidoras da categoria adulta da prova dos Três Tambores — Foto: Júlio César Costa

Fonte: G1 Campinas




Postagem Anterior Próxima Postagem