Vereador denuncia ameaças após propor passaporte da vacina na Câmara


Um vereador de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do estado, registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil após um áudio, com ofensas e ameaças contra ele, começar a circular em grupos de WhatsApp.

O áudio foi gravado por uma mulher após Diogo Lube (PP) apresentar na Câmara Municipal um projeto de resolução que proíbe a entrada de pessoas na sede do Legislativo municipal sem a apresentação de um comprovante de vacinação contra a covid-19 — o chamado passaporte da vacina.

No áudio, a mulher afirma que o vereador é "vagabundo", "mulherengo" e "faz churrasco no puteiro", além de proferir outras ofensas. Também diz que há pessoas que estariam querendo atear fogo no carro do parlamentar e virar o veículo "de cabeça para baixo".

"Ele está querendo implantar o passaporte sanitário na Câmara. Aí a gente não pode vigiar eles, quem não é vacinado. Mesmo quem é, a gente não pode aceitar isso, porque ninguém pode colocar coleira na gente", afirma, em um trecho do áudio.

De acordo com Diogo Lube, a mensagem foi gravada por uma militante da extrema direita de Cachoeiro, que ele afirma só conhecer pelas redes sociais. O vereador conta que recebeu a mensagem pelo WhatsApp, de uma outra pessoa, e que registrou um boletim de ocorrência online na Polícia Civil.

"Estou sendo ameaçado de morte, por vários fatores. Infâmias, difamações, calúnias. Mas nós não podemos deixar de proteger a nossa sociedade, as nossas pessoas, porque a pandemia ainda está aí. Está entrando na quarta onda na Europa, principalmente nos não vacinados", destacou.

Diogo Lube ressalta que a apresentação do chamado passaporte da vacina tem sido uma exigência em diversos locais e que é importante que haja esse cuidado também na Câmara Municipal de Cachoeiro.

Ele lembra que um vereador do município — Sílvio Coelho Neto (Republicanos) — morreu este ano, vítima da covid-19, e que atualmente um servidor da Casa encontra-se intubado, na UTI, por causa da doença.

"[O passaporte da vacina] Já é uma realidade mundial. Países como a Áustria já estão exigindo, inclusive lockdown das pessoas não vacinadas. A partir de 1º de dezembro, os servidores do Espírito Santo vão ter que apresentar a carteira de vacinação. Portanto, a vontade coletiva, num momento de pandemia, supera qualquer vontade individual. Precisamos proteger a população e fazer com que esse vírus não circule mais", afirmou.

Projeto pode ser votado na semana que vem

A autora do áudio contra Diogo Lube encerra a mensagem afirmando que um outro vereador teria convocado quem é contra o projeto a ir à Câmara, nesta terça-feira (23), para pressionar os parlamentares a não aprovarem o projeto.

No entanto, a proposta ainda não foi a plenário e segue em tramitação nas comissões da Casa. De acordo com Diogo Lube, há uma expectativa de que a proposta seja analisada em plenário na semana que vem.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem