AJUDE! Mãe faz apelo para arrecadar doações de leite materno para bebê internada em Vila Vilha


Internada desde que nasceu, em 17 de setembro, Rebeca Eloá Zanoni precisa de doações de leite materno. A menina desenvolveu uma infecção nos primeiros dias de vida e, por isso, precisou retirar parte do intestino. A mãe Amanda Zanoni fez um apelo para conseguir mobilizar doadoras de leite.

A bebê está internada no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha. Como não consegue absorver todos os nutrientes necessários, ela também recebe leite por uma bomba de infusão.

"Ela precisa tomar 35ml por duas horas na bomba de infusão e ela mama no peito. Como ela ficou com 28 centímetros de intestino, o leite que ela mama passa muito rápido pelo organismo e ela não absorve os nutrientes. Ela absorve o que recebe pela bomba", explicou Amanda.

Com o baixo estoque de leite materno no hospital, a bebê está recebendo reforço dos nutrientes por uma fórmula de leite artificial. No entanto, segundo a mãe, essa fórmula tem provocado reações alérgicas.

"Iniciaram uma dieta nela porque o banco de leite do hospital está com pouco leite. É a mesma dieta que iniciaram quando começou a infecção. Novamente ela está passando mal. Ela já teve dois episódios de vômito e sangue nas fezes. Ela não pode tomar o leite artificial", contou a mãe.

Preocupada com a situação, Amanda gravou um vídeo em que faz um apelo e pede por doações de leite materno para a filha.

"Quem tiver amamentando e puder doar, ou até mesmo alguém que tiver precisando de dinheiro e precisar vender, a gente compra. Houve algumas doações para Receba. Eu uso esse dinheiro para comprar o leite. É uma questão de vida", desabafou.

Bebê aguarda vaga para receber tratamento em hospital de São Paulo

Amanda contou que Rebeca desenvolveu uma enterocolite necrosante, uma doença caracterizada pela necrose da mucosa intestinal.

"Ela nasceu de 31 semanas no Hibama. Ficou na Unidade de Tratamento Intensiva Neonatal (Utin). Nos primeiros cinco dias, ela só recebeu o meu leite. No sexto dia, ela recebeu uma formular artificial e acabou desenvolvendo uma enterocolite necrosante", contou.

A bebê já passou por quatro cirurgias e teve o intestino reduzido. Ela chegou a ficar 45 dias recebendo apenas nutrientes pela veia. Há um mês, Receba voltou a se alimentar, mas devido ao tempo que ficou sem mamar, o leite materno da mãe diminuiu.

Na última quinta-feira (02), a menina começou a receber alimentação artificial. Ela está na fila para ser internada em um hospital de São Paulo.

"Pedimos a transferência dela para um centro e referencia de reabilitação intestinal. Está em tramite com as papeladas. Ela entrou numa fila de espera e quando surgir vaga, ela será encaminhada para lá", contou a mãe.

A família mora no bairro Rio Marinho, em Cariacica, e todos os dias vai até o Himaba visitar a pequena. Com isso, a mãe não consegue trabalhar e precisa de ajuda para arcar com os custos da viagem. Um grupo de amigos da família criou uma campanha para arrecadar doações e ajudar nas despesas do tratamento. 

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Saiba como doar leite materno

Para doar leite materno, basta a mãe estar em fase de amamentação e o bebê com aleitamento exclusivo. A equipe do banco de leite humano do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, repassa para as doadoras todas as orientações dos procedimentos de coleta e armazenamento.

O leite pode ser recolhido pela equipe do hospital nas casas das mães doadoras com dia e horário agendados. Para receber as orientações, basta ligar para o telefone (27) 3636-3151.

Como se preparar para retirar o leite humano?

O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias.

Para retirar o leite, é importante seguir algumas recomendações que fazem parte da garantia de qualidade do leite humano, distribuído aos bebês hospitalizados:
1 - Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais;
2 - Prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço;
3 - Evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca;
4 - Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem