ALERTA LARANJA: Previsão de chuvas volumosas e ventos de até 100 km/h no ES

Área em laranja mostra os estados atingidos pelo alerta emitido pelo Inmet

No final da manhã desta segunda-feira (06), o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta para risco de chuvas volumosas. O aviso é válido até às 11h de terça-feira (07).

A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos podendo alcançar até 100km/h. Existe o risco de corte de energia elétrica, de queda de galhos de árvores, alagamentos e também de descargas elétricas.

Segundo o Inmet, as instruções em casos como esse são as de evitar se abrir debaixo de árvores já que há o perigo de queda e de descargas elétricas. além disso, não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propagandas.

Área em laranja mostra os estados atingidos pelo alerta emitido pelo Inmet

O instituto também orienta, se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de dúvidas, mais informações podem ser conseguidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Já de acordo com o Climatempo, um sistema de baixa pressão que se forma na costa do Sudeste do Brasil pode evoluir a um ciclone subtropical. Isso vai favorecer a formação de nuvens carregadas e espalhar chuva forte e temporais no estado capixaba.

Para esta segunda-feira (06), pancadas devem se concentrar nos períodos da tarde e da noite, mas não são esperados grande volumes. Já na terça-feira (07), a chuva ganha força e pode ocorrer a qualquer hora do dia, em todo o estado.

Para a quarta-feira (08) são esperados fortes temporais, inclusive na Grande Vitória, já no início do dia. A chuva vai persistir até o fim da semana, de forma expressiva.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem