Com 300 famílias fora de casa, São José do Calçado decreta situação de calamidade pública

Em um ponto do centro da cidade, os paralelepípedos de uma rua foram arrancados pela chuva

A forte chuva que atingiu o município de São José do Calçado, no sul do estado, na noite da última terça-feira (28), deixou cerca de 300 famílias fora de casa, segundo a Defesa Civil da cidade. Em função desse problema, a prefeitura decretou situação de calamidade pública.

De acordo com a Defesa Civil estadual, São José do Calçado foi o município capixaba mais afetado pela chuva dos últimos dias. Durante o temporal de terça-feira, o rio que corta a cidade transbordou, inundando diversas ruas.

Uma praça da cidade ficou completamente tomada pela água. Uma rua ficou tão alagada que parecia um rio. Foi preciso colocar uma corda para ajudar as pessoas a atravessar e evitar que elas fossem levadas pela correnteza.

Um outro vídeo mostra o momento em que a população socorre um motociclista que tentou enfrentar o alagamento. Com a força da água, ele e a moto chegam a ser arrastados. E em outro ponto do centro da cidade, os paralelepípedos de uma rua foram arrancados. 

Foto: Reprodução

De acordo com o tenente-coronel Carlos Wagner, do Corpo de Bombeiros, abrigos estão sendo montados no município para abrigar as pessoas que não têm condições de ficar na casa de parentes ou amigos.

"A montagem dos abrigos está sendo providenciada pelo poder público municipal, com o apoio das nossas equipes do Corpo de Bombeiros Militar e da nossa Coordenadoria de Proteção Estadual de Defesa Civil. A chuva da noite alagou casas e estabelecimentos comerciais", pontuou.

Nesta quarta-feira, a chuva deu uma trégua em São José do Calçado e, com a água mais baixa, foi possível limpar uma parte da sujeira deixada pela enchente.

"No momento, as equipes municipais estão trabalhando na limpeza da cidade. Teve muitas quedas de árvores e barreiras na rodovia. As equipes de bombeiros, mais as equipes da prefeitura, estão trabalhando intensamente para o desbloqueio das vias de acesso à cidade", destacou Carlos Wagner.

Outros municípios do interior do estado também foram castigados pela chuva, como Guaçuí e Alegre, na região do Caparaó, que também tiveram diversas ruas alagadas.

Foto: Reprodução/ WhatsApp

Fonte: Folha Vitória

Postagem Anterior Próxima Postagem