
Aprenda como acabar com caramujo africano no quintal de casa. Este molusco pode pôr em risco a sua saúde e matar suas plantas. Por isso, veja qual a melhor forma de eliminar essa praga sem o uso de agrotóxicos.
Essa espécie foi trazida para o Brasil com a finalidade de substituir o escargot. No entanto, foi detectado que o seu consumo era prejudicial para a saúde do homem, pois causa estrogiloidíase e meningite eosinofílica. O seu extermínio pode ser feito com o uso de agrotóxicos, mas eles poluem o solo. Por isso, veja as nossas dicas de como acabar com caramujo africano.
Confira como acabar com caramujo africano
Antes de tudo, é importante ressaltar que você jamais deverá ter contato direto com os caramujos. Portanto, calce sapatos fechados e luvas. Se não tiver, use sacolas nas mãos. Além disso, se houver incidência desses bichos no seu quintal, lave muito bem os alimentos os quais tiveram contato com ele e coloque de molho em uma solução com cloro.
Captura e isca
Não tem outro jeito! Para eliminar os caramujos africanos você tem que pegar de um em um. Portanto, para facilitar a captura, use iscas, como pedaços grandes de chuchu espalhados pelo quintal ou potes com leite ou cerveja.
Então, devidamente protegido, coloque sal dentro de uma sacola de lixo, capture os moluscos, jogue dentro do saco e feche. Em seguida, quebre as conchas e jogue no lixo. Nunca ponha sal diretamente nos bichos, pois nesse momento, eles podem colocar ovos. Cada adulto costuma pôr de 200 a 400 ovos. Por isso, se conseguir encontrá-los, também jogue fora.
![]() |
Como acabar com caramujo africano no quintal de casa: aprenda a fazer esse inseticida caseiro para combater. Fonte: Pixabay |
Serragem para acabar com caramujo africano
Coloque serragem em cima dos jarros de planta. Os caramujos precisam de uma superfície onde possam deslizar. Dessa forma, o pó da serragem faz com eles fiquem paralisados e até ressequem.
Lixo
Evite deixar lixo acumulado no quintal, principalmente folhas. Esses moluscos procuram ambientes úmidos para se abrigarem, portanto, lixo e folhas são ótimos abrigos. Além disso, esse tipo de sujeira também contribui para a infestação de outras pragas como barata, por exemplo.
Por fim, siga as nossas dicas de como acabar com caramujo africano e repita o processo quantas vezes forem necessárias. Eles se proliferam rapidamente, por isso, o ideal é que você faça esse trabalho o quanto antes, a fim de preservar a saúde da sua família e o desenvolvimento das sua plantinhas.
Fonte: TecnoNotícias