Governo do Estado entrega obras do Portal do Príncipe


Quem mora, frequenta ou está só de passagem pela região da Ilha do Príncipe já notou as mudanças na chegada sul da capital Vitória. As intervenções do Portal do Príncipe foram entregues pelo Governo do Estado neste domingo (19), durante solenidade com a presença do governador Renato Casagrande. As intervenções transformaram a paisagem e trouxeram mais mobilidade, além de novos espaços de convivência, lazer e esporte na região.

Um evento com diversas atividades foi organizado pelo Governo do Estado para que a população pudesse receber as melhorias e conhecer os novos espaços do Portal do Príncipe. Além da inauguração, também foram realizadas apresentações culturais e esportivas, campeonato de futebol, exposição de jacarés, além de serviços de saúde. A programação segue até a próxima quarta-feira (22).

"Estamos entregando uma importante obra de mobilidade urbana para a Região Metropolitana. Vai embelezar a entrada de Vitória, vai ajudar no fluxo dos veículos que chegam de Vila Velha, Cariacica e da região sul do nosso Estado. Serão seis faixas na Avenida Alexandre Buaiz, uma praça para crianças repleta de brinquedos e outra para os cachorros, além de um campo society, equipamentos para se exercitar e uma das pistas de skate e BMX mais modernas do País. Um local para que os moradores possam ocupar, seja para o lazer, como para interação. Assim vamos melhorando ainda mais a qualidade de vida dos capixabas”, afirmou o governador.

Casagrande destacou que o Portal do Príncipe é apenas uma das intervenções do Governo do Estado que vão mudar a cara da mobilidade na Grande Vitória. “No primeiro ano de governo, entregamos a nova Avenida Leitão da Silva, uma via importante para todos os capixabas. Agora temos o Portal do Príncipe e em breve teremos a ampliação da Terceira Ponte, a implantação do Sistema Aquaviário e construção da Ciclovia da Vida e do Complexo Viário de Carapina. Queremos ver a população cada vez mais interagindo com os equipamentos que estamos entregando. Teremos aqui muitos campeonatos e competições nesse campo. A praça das crianças, entregue em outubro, já é um espaço muito utilizado pelas famílias. Isso é qualidade de vida na veia do capixaba”, reforçou.

De acordo com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Ney Damasceno, as obras do Portal do Príncipe são um marco para a mobilidade da Região Metropolitana da Grande Vitória. 

“Essa é a primeira obra que estamos entregando com um novo conceito: uma mobilidade mais humana, que não é pensada só para carros, mas planejada para as pessoas e suas várias formas de se locomover e se relacionar com a cidade. Também foi uma obra desafiadora, realizada em uma área com trânsito muito intenso, onde foi preciso muito planejamento e criatividade para não impactar no tráfego local. Tudo entregue dentro do prazo estipulado”, destacou Damasceno.

Melhorias viárias

Entre as melhorias viárias entregues para desafogar o trânsito da região, estão a ampliação da Avenida Alexandre Buaiz, que passou a ter seis faixas, sendo uma pista de concreto para acesso ao Porto de Vitória. Já a Rua Beresford Martins Moreira, que teve o sentido de circulação alterado, também conta nova pista de concreto, novas calçadas e ciclovia. Durante as obras, a Ponte Seca foi utilizada para a saída de caminhões do Porto de Vitória. Com o fim das intervenções, a ponte passa a ter circulação exclusiva para pedestres e ciclistas.

Outra melhoria promovida pelas intervenções é o novo acesso para a região de Santo Antônio, que já está sendo utilizado pelos motoristas desde janeiro. Antes, o motorista precisava acessar a Ponte Seca para fazer o retorno para Santo Antônio. Com a liberação da nova pista, os motoristas podem fazer o retorno acessando a nova alça, já na descida da Segunda Ponte, pela faixa da esquerda.

Também foram realizadas mudanças em frente ao Palácio Anchieta para melhorar a organização do trânsito na parada de ônibus existente no local. Agora, os coletivos vão poder fazer a parada em uma baia, não sendo mais necessário interromper o fluxo da via.

Praça José Luiz Gobbi

A Praça José Luiz Gobbi foi entregue em outubro deste ano e tem playground infantil, localizado na parte central, em nível abaixo das ruas, para maior proteção das crianças. O playground conta com os brinquedos casinha com escorregador, gangorras, cestão, ponte pênsil e balanço. O piso é todo emborrachado. Além disso, os cães ganharam um espaço dedicado a eles, no espaço Pra Cão, que conta com obstáculos para diversão com animais domésticos, tais como gangorra, rampas sobe e desce, prancha, pula pneu, slalom e barreiras para salto.

Já a academia ao ar livre conta com equipamentos em inox do tipo multiestação, com simulador de cavalgada triplo, simulador de caminhada triplo, pressão de pernas e rotação vertical. Os pergolados têm mesa de jogos xadrez e mesa de piquenique e banquetas. Na praça também foram plantadas novas árvores das espécies samambaia, ipê branco, jequitibá rosa, jatobá, lophântera, magnólia amarela, entre outras, além daquelas originalmente existentes no local.

Praça Mário Gurgel

A Praça Mário Gurgel foi construída entre a Avenida Alexandre Buaiz e a Rua Beresford Martins Moreira, vencendo o desnível e conectando essas duas importantes vias, a partir da implantação de uma extensa arquibancada projetada para acolher os espectadores da praça, que conta com uma quadra Society.

A praça esportiva também conta com pista de skate e BMX (modalidade praticada com uso de bicicleta), com uma área de 1.021,78 metros quadrados e dois ambientes: o Bowl com, aproximadamente, 320 metros quadrados vai ter rampas e alturas que variam de 1,30 metros a 1,65 metros; e o Street, que terá uma área de, aproximadamente, 700 metros quadrados com vários obstáculos, como palcos, rampas e corrimãos de diversos tamanhos e formatos.

Ponto de ônibus Inteligente

Os três novos abrigos de videomonitoramento e inteligência estão localizados na Avenida Nair de Azevedo, em cima do viaduto Gilson Felix e em frente ao Palácio do Governo (abrigo de três módulos). Os abrigos instalados proporcionam melhorias na segurança, com a utilização de inteligência artificial por meio de videomonitoramento, podendo haver o analítico de reconhecimento facial, detecção de movimento e detecção de aglomeração de pessoas. Sistema similar ao que existe atualmente nos terminais.

Ainda por meio das câmeras instaladas nos abrigos, haverá monitoramento interno e externo do usuário do sistema. O abrigo também vai disponibilizar sinal de internet via rede wi-fi. Todos os abrigos têm o botão de pânico, que pode ser acionado em situações emergenciais para a comunicação com a central de videomonitoramento da Companhia Estadual de Transporte Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb).

Melhorias entregues:

- Implantação e alargamento de vias;

- Avenida Alexandre Buaiz sai de três faixas para seis faixas, sendo uma pista em concreto para trânsito de ônibus e caminhões que seguem para o Porto de Vitória;

- Novo retorno para a região de Santo Antônio na saída da Segunda Ponte;

- Novo Retorno pela Rua Beresford Martins Moreira (teve o sentido invertido e também recebeu pista em concreto para trânsito de veículos pesados - ônibus e caminhões de saída do Porto de Vitória);

- Ponte Seca exclusiva para pedestres e ciclistas;

- Implantação de rede subterrânea de cabeamento;

- Nova iluminação pública com lâmpadas de led, que são mais eficientes;

- Pavimentação e drenagem;

- Nova sinalização de trânsito com instalação de semáforos inteligentes, para a melhor fluidez do trânsito;

- Novas calçadas e ciclovias;

- Urbanização de áreas remanescentes, com a implantação de:

- Campo Society;

- Pista de skate e BMX;

- Praça com playground infantil;
- Espaço "Pra Cão", com obstáculos para diversão com animais domésticos, tais como gangorra, rampas sobe e desce, prancha, pula pneu, slalom e barreiras para salto;

- Academia ao ar livre;

- Plantio de novas árvores das espécies samambaia, ipê branco, jequitibá rosa, jatobá, lophântera, magnólia amarela, entre outras, além daquelas originalmente existentes no local;

- Bicicletário;

- Pista de caminhada;

Novos abrigos de ônibus inteligentes.



Programação especial

A inauguração do Portal do Príncipe contou com uma programação especial, com uma série de atividades voltadas à população. Na área do esporte, a partir deste domingo, o campo de futebol recebe um torneio de futebol masculino e feminino. O torneio masculino reúne times das comunidades do entorno, além de uma equipe formada pelos próprios trabalhadores da obra. O pontapé inicial do campeonato foi dado pelo governador Renato Casagrande e as finais acontecem nesta segunda-feira (20).

Além disso, ainda na manhã de domingo, foram realizadas apresentações de skate e de bike BMX FreeStyle, com Felipe Alexandre “Manerim” e Cauan Madona, campeões do brasileiro de 2019 e da Vans BMX Cup de 2020, respectivamente.

Na terça-feira (20), atrações esportivas prometem fazer sucesso entre os presentes no Portal do Príncipe. O principal destaque vai ficar por conta da participação da skatista Pâmela Rosa, bicampeã mundial de skate na modalidade street e representante brasileira nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Ela vem ao Estado conhecer a pista e realizar uma apresentação especial. 

O espaço vai receber apresentações de basquete 4x4, capoeira, com o grupo Herança Cultural, além de aulão de zumba. Sob a orientação do mestre Pedro Paulo, alunos do projeto Campeões de Futuro vão realizar uma apresentação de taekwondo no local. Na quarta-feira (22), acontecem novas disputas de basquete 4x4.

Durante a inauguração, a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) realizou diversas atividades para os jovens na Tenda do Centro de Referência das Juventudes (CRJ). O DJ Thiago “Teco” animou as juventudes com muita música e comandou uma batalha de rima. O dançarino de break Rezzyfuh também se apresentou. Além de se divertir, quem passou pela Tenda do CRJ conheceu mais sobre o projeto (conheça também no site: https://juventudes.es.gov.br/). O artista capixaba Handerson Chic fez um grafite ao vivo sob uma tela de 1,30 x 1,30 m.

“Preparamos uma programação especial, com a participação de artistas e dos nossos talentosos jovens atendidos gratuitamente nos CRJs Terra Vermelha e Feu Rosa. É muito importante celebrar uma das mais importantes entregas deste Governo para os moradores da Grande Vitória”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Com o intuito de mobilizar a sociedade e incentivar a testagem para identificar o contágio de doenças, a Secretaria da Saúde (Sesa) disponibilizou no local testes rápidos para sífilis, hepatites virais e Covid-19. A testagem possibilita o diagnóstico precoce e possibilita o tratamento adequado em tempo oportuno, além de ser uma das principais estratégias de enfrentamento à pandemia de Covid-19 em nosso Estado.

“É crucial que todos compreendam a importância da testagem tanto para Covid-19 quanto às doenças sexualmente transmissíveis. Quando identificamos a doença no início, as formas de tratamentos são maiores e mais eficientes. Com relação a Covid-19, vale ressaltar que pacientes que apresentarem qualquer tipo de sintomas gripais devem procurar os postos de testagens disponibilizados pelo Estado e municípios e realizar o teste, sendo esse um ato muito importante para eliminar ou confirmar hipóteses da doença”, afirmou o gerente da Vigilância em Saúde da Sesa, Orlei Cardoso.

A Sesa disponibiliza testes de antígenos por livre demanda em três terminais da Grande Vitória: Jardim América, em Cariacica; Laranjeiras, na Serra; e Itaparica, em Vila Velha.  O horário de coleta é de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 20h, e o resultado é apresentado em até 15 minutos. Além disso, a população pode realizar o exame do tipo RT-PCR por meio de agendamento online no link: www.agendamento.saude.es.gov.br

A Secretaria da Cultura (Secult) fez a curadoria de programação cultural do espaço, que contou com a Biblioteca Móvel (BibMóvel) no domingo e workshop de dança, apresentações da banda da Polícia Militar e malabarismo, além de um aulão de dança afro com a Cia Negraô. “Desde sua inauguração, o Portal do Príncipe já demonstra vocação cultural. Nossa equipe fez uma curadoria de apresentações para a inauguração, e queremos ver cada vez mais cultura no espaço daqui para frente", explicou o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha.

Intervenção Artístico- Urbana

A Secretaria de Turismo (Setur) lança na quarta-feira o edital do concurso para a seleção de proposta de “Intervenção Artístico-Urbana” na fachada do Edifício Humberto Gobbi, no Centro de Vitória. O concurso será regido pela Lei Federal 8.666/93 e suas alterações. 

Esta é mais uma ação de promoção do destino Espírito Santo. O concurso prevê a escolha de uma proposta de intervenção a ser realizada na fachada do edifício localizado na entrada sul da Capital. Poderão participar pessoas jurídicas, assim como coletivos de artistas. A proposta vencedora implantada receberá como prêmio o valor de R$ 170 mil reais.

O tema é “Patrimônio Capixaba” devendo contemplar referências históricas e culturais que remetam à identidade capixaba. A implementação desta Intervenção Artístico-Urbana visa a contribuir de forma diretamente associada ao fortalecimento da identidade capixaba e na promoção e qualificação “Descubra o Espírito Santo”.

“As tão desejadas obras aqui entregues qualificam essa região histórica da cidade, que conta com a Vila Rubim e sua linda Ponte Seca, que agora será de pedestres e ciclistas, com a Rodoviária, porta de chegada de visitantes e turistas, e o Centro Cultural Carmélia, espaço que integra o projeto Cidade Administrativa do Centro de Vitória que, em futuro próximo,  estará totalmente reformado, abrigando ainda a rede de comunicação do Governo (TV e Rádio) e reabrindo o Teatro”, afirmou a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.

Também estiveram presentes a vice-governadora, Jacqueline Moraes; os prefeitos Euclerio Sampaio (Cariacica), Arnaldinho Borgo (Vila Velha), Wanderson Bueno (Viana) e Dr. Coutinho (Aracruz); o deputado federal, Josias Da Vitória; os deputados estaduais, Alexandre Quintino, Marcelo Santos, Fabricio Gandini e José Esmeraldo; os secretários de Estado e diretores-presidentes de autarquias, Fabio Damasceno (Mobilidade), Marcelo Altoé (Fazenda), Lenise Loureiro (Turismo), Coronel Aguiar (Casa Militar), Fabrício Noronha (Cultura), Marcelo Calmon (Gestão e Recursos Humanos), Alvaro Duboc (Planejamento), Flavia Mignoni (Comunicação), Gilson Daniel (Governo), Edmar Camata (Controle e Transparência), Nara Borgo (Direitos Humanos), Tyago Hoffmann (Inovação e Desenvolvimento), Junior Abreu (Esporte), Nesio Fernandes (Saúde), Alexandre Ramalho (Segurança), Darcy Arruda (Polícia Civil), Luiz César Maretto (DER), Elias Marçal (IPAJM), Raphael Trés (Ceturb), Alaimar Fiuza (Iema), Givaldo Vieira (Detran), Rogério Pinheiro (Procon), Carlos Rafael (Junta Comercial), Fernando Rocha (Ceasa), Magdalena Santana (Diário Oficial); vereadores e lideranças da região.

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem