NOVO FRUTO: Nova espécie de maracujá é descoberta em montanhas do ES. Veja fotos e curiosidades



Mostrando ser rico em seu bioma, uma nova espécie de maracujá foi encontrada nas regiões de montanhas do Espírito Santo e Minas Gerais. Em terras capixabas, o novo fruto foi descoberto nas regiões de Santa Leopoldina, São Roque do Canãa e na Serra.

A espécie Maracujá-das-Pedras ou cientificamente nomeada Passiflora ita, foi descoberta em junho de 2020, mas seu reconhecimento científico aconteceu na terça-feira (14), por meio de um artigo publicado na revista científica Willdenowia, do Jardim Botânico de Berlimuma, na Alemanha.

Segundo o botânico e pesquisador Ricardo Ribeiro, a nova espécie cresce em montanhas e afloramentos rochosos no leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.

Ricardo Ribeiro e Paulo Gonella
Ricardo Ribeiro e Paulo Gonella
"A espécie é encontrada em regiões montanhosas. No Espírito Santo, elas foram encontradas no Mestre Álvaro, no município da Serra, e também em montanhas localizadas em Santa Leopoldina e São Roque do Canaã".

De acordo com Ricardo, os próximos passos para os pesquisadores é mapear mais informações sobre o fruto e poder ampliar as ações de conservação.

Com a descoberta dessa espécie, o Brasil contabiliza a sua vigésima primeira espécie nova de maracujá, descrita nos últimos 11 anos.

Nova espécie em extinção

Foto: Ricardo Ribeiro e Paulo Gonella

A nova espécie mal foi descoberta pelos pesquisadores e já possui alerta para risco de extinção. Por possuir uma distribuição restrita a Mata Atlântica e ambientes específicos a Passiflora pode deixar de existir.

"São variadas ações que podem levar a nova espécie à extinção. No Mestre Álvaro, por exemplo, é um local favorável para esse triste acontecimento. Isso se deve por causa das queimadas próximas ao local e até mesmo as áreas de pastos, onde há deslocamentos de gados. Outras ações como extração de rochas ornamentais e os próprios desastres naturais podem influenciar".

O fruto pode ser consumido pelas pessoas?

O maracujá azedo, vendido normalmente nos comércios, e outros frutos selvagens podem ser consumidos. Mas, e a nova espécie?

Segundo o pesquisador, o fruto Passiflora ita não é recomendado para consumo humano. Porém, o DNA do fruto já vem sendo usado para melhorias de outras espécies.

"O consumo ainda não é algo recomendado . Mas o seu DNA vem sendo usado como ferramenta auxiliar para melhoria de outras espécies. O maracujá azedo vendido nos mercados já vem recebendo esse processo".

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem