Petrocity: ANTT aprova ferrovia entre São Mateus a Ipatinga (MG)

Imagem Ilustrativa

Em sessão deliberativa ocorrida na tarde desta quinta-feira (16/12), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a compatibilidade locacional dos trilhos da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES), com 402 quilômetros de extensão, ligando Ipatinga (MG) a São Mateus (ES), no porto que a Petrocity vai construir em Urussuquara, litoral Norte capixaba.

O processo foi relatado pelo diretor-geral da agência reguladora, Rafael Vitale, com vistas a fornecer subsídios ao Ministério da Infraestrutura para emitir autorização para que a Petrocity Ferrovias possa construir a estrada de ferro, que passará por Barra de São Francisco, onde uma Unidade de Transbordo e Armazenagem de Cargas (UTAC) permitirá a transferência de vagões entre a EFMES e a Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek (EF 030), ligando a cidade a Brasília.

Agora, a expectativa da diretoria da Petrocity é que a EFMES esteja no segundo lote de ferrovias autorizadas pelo Governo Federal, dentro do novo Marco Legal Ferroviário, que tramitou pelo Senado e foi aprovado esta semana pela Câmara dos Deputados, estando no aguardo apenas de que a lei seja sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.

A partir da assinatura do contrato de autorização, a empresa terá um prazo de 10 anos para executar o projeto proposto. A EFMES foi o primeiro projeto apresentado pela Petrocity Ferrovias ao Ministério da Infraestrutura, mas a empresa ainda tem mais dois projetos aguardando aprovação da ANTT: a Estrada de Ferro Planalto Central, ligando Unaí (MG) a Campos Verdes (GO) e um ramal de 50km interligando esta ferrovia, a partir de Corumbá de Goiás, a Anápolis, maior dentro de distribuição de Goiás e maior polo industrial do interior.

Os quatro projetos da Petrocity Ferrovias somam 2 mil quilômetros de ferrovias – a maior delas a JK, com 1.102km, que será a maior ferrovia privada do Brasil -, com investimentos de quase R$ 30 bilhões visando a proporcionar o fluxo de cargas de importantes regiões produtoras com direção ao Centro Portuário de São Mateus.

“Nos próximos 10 anos, o Norte e o Noroeste do Espírito Santo e o Leste de Minas Gerais terão um desenvolvimento jamais visto numa região na história do Brasil. Isso trará reflexos também sobre os vales do Mucuri, do Jequitinhonha e do São Francisco, no Norte de Minas. Barra de São Francisco será o maior hub logístico do País, combinando ferrovias modernas e uma rodovia duplicada, que é o caminho natural dos 300km da BR 381 de São Mateus a Governador Valadares. E São Mateus terá uma explosão sócio-econômica jamais vista, com uma expansão de empregos e rendas, transformando a geografia do Espírito Santo e do Brasil”, disse José Roberto Barbosa, presidente da Petrocity Group.

Fonte: FA Notícias


Postagem Anterior Próxima Postagem