VÍDEO: Em dois dias, 28 são presos no ES em operação da polícia contra crime organizado



A segunda fase da Operação Sicário, que aconteceu nesta quinta e sexta-feira (17), prendeu 28 pessoas suspeitas de ligação com grupo criminoso de Vitória. Além da Capital, mandados foram cumpridos nos municípios de Cariacica e Serra.

A ação reuniu policiais da Superintendência de Polícia Especializada (SPE), do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Gerência de Inteligência da SESP, Polícia Militar (PMES), Secretaria de Justiça (Sejus), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer).

Na primeira etapa, que aconteceu na quinta-feira (16), foram presos o líder do tráfico de drogas do Morro do Macaco, além de criminosos ligados à logística de distribuição de entorpecentes e cadeia de comando da organização criminosa que atua na região.

Drogas, uma arma caseira, radiocomunicadores e munição de fuzil calibre 556 também foram apreendidos.

Mais detalhes sobre os dois dias de operação serão repassados em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (17), na Chefatura de Polícia Civil.


Mandado de busca foi cumprido na casa de advogada

Ainda durante o primeiro dia da Operação Sicário II, o Gaeco do Ministério Público do Espírito Santo cumpriu mandado de busca na residência de uma advogada, com a presença de representante da Ordem dos Advogados do Brasil.

Ela advogada foi conduzida a uma unidade prisional, para colocação de tornozeleira eletrônica, conforme decisão judicial. As investigações e o inquérito seguem em andamento, em sigilo, e mais informações serão repassadas em momento oportuno, disse o Gaeco.

A reportagem do Folha Vitória ainda não conseguiu contato com a defesa da advogada. A operação contou com a ação da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Polícia Especializada (SPE).

24 foram presos na primeira fase da Operação Sicário

Na primeira fase da operação, 24 pessoas foram presas e 19 indiciadas, que estão foragidas

. Todos são integrantes da principal organização criminosa em atuação no Espírito Santo, autodenominada Primeiro Comando de Vitória (PCV). 28

O foco principal da ação foi a região do “Território do Bem”, situada nos bairros da Penha, São Benedito e regiões vizinhas, além de outros pontos adjacentes na Região Metropolitana da Grande Vitória.

divulgação SESP
Divulgação | Notaer

De acordo com a Polícia Civil, a organização criminosa tem sede na região do Território do Bem, no Bairro da Penha e adjacentes, e surgiu em 2010.

Na ocasião, durante um trabalho de inteligência prisional, um bilhete foi apreendido em uma unidade prisional, com o suposto estatuto que marcaria a criação da organização.

Análises do Ciate identificaram que esse grupo criminoso se articulou com o passar dos anos, mesmo com o intenso trabalho do combate ao tráfico de drogas na localidade, tendo em vista que todas as lideranças estão presas.

Entre as principais áreas de atuação do grupo estão os bairros Itararé, Bonfim, Bairro da Penha e São Benedito. As investigações apontam que há, ainda, ramificação por diversos municípios do Espírito Santo.

Perfil do tráfico de drogas do Espírito Santo

- Adolescentes e jovens com faixa etária entre 12 e 28 anos;

- Perfil agressivo;

- Desestrutura familiar;

- Afastamento das escolas;

- Sem perspectiva de ingresso no mercado formal de trabalho;

- Briga por expansão territorial por conta da alta demanda de consumo;

- Alta circulação de armas de fogo, principalmente de fora da país;

- Compra nos países vizinhos e distribuição no Espírito Santo;

- Elevado poder bélico.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem