VÍDEO: Moradores de Itaúnas se revoltam com a retirada de árvores feita por prefeitura

Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória

Moradores de Itaúnas, distrito de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, foram surpreendidos na manhã desta quarta-feira (29) com a retirada de árvores e de gramado na Rua José Basílio dos Santos.

A via concentra estabelecimentos turísticos como pousadas, hotéis e restaurantes, e dá acesso à base administrativa do Parque Estadual de Itaúnas.

Equipes de fiscalização integrada da Prefeitura de Conceição da Barra retiraram árvores da rua José Basílio dos Santos, no distrito de Itaúnas

O cenário bucólico e tranquilo da vila foi tumultuado com a presença de escavadeiras, caminhões caçambas e tratores.

Nos vídeos, os troncos vão sendo empilhados na frente das casas para serem recolhidos depois. A ação é feita pela Prefeitura Municipal de Conceição da Barra.

"Ninguém está entendendo nada. Para nós, é um verdadeiro crime ambiental. Eles alegam que é para se adequar à ocupação da rua a fim de impedir que restaurantes coloquem mesas e cadeiras em excesso para não atrapalhar o pedestres. Mas isso nunca deu transtorno. Nunca ninguém reclamou. Tudo o que está além de um metro e meio das calçadas, eles estão destruindo", reclama Berê Rangel, proprietária de um restaurante "A Casa de Berê".

Já foram retirados coqueiros, palmeiras e jacarandás. A dona do restaurante teme que a mangueira em frente ao seu estabelecimento também possa ser eliminada.

"As árvores nunca incomodaram ninguém. Essa mangueira está aqui há mais de 10 anos. Estamos nos mobilizando para tentar encontrar respostas e reverter essa situação. Vai descaracterizar a paisagem da nossa vila", reclama.

 



Prefeitura de Conceição da Barra diz que ruas estavam sendo ocupadas irregularmente

O gestor de fiscalização integrada da Prefeitura de Conceição da Barra, Odair Martins, disse que a retirada das árvores obedece à determinação do MPES.

"Foi devido à ocupação irregular do espaço público. Não somente esta rua, mas também outras estão ficando estreitas porque os estabelecimentos comerciais estão ocupando além do limite de um metro e meio de calçada. Estão colocando pallets de madeira, bancos e plantando árvore até no meio da via. Isso está impedindo o trânsito de pessoas e de veículos", descreve.

Martins diz que há mais de um mês, os empresários e donos de restaurantes foram notificados e tiveram um tempo para se adequar. Na visão dele, as pessoas estavam encarando as ruas como extensão de seus quintais.

"O que estava acontecendo é que a via pública estava sofrendo invasão. Não temos nada contra árvores mas elas devem ser plantadas onde é permitido, seguindo a lei", informa. Ele diz que as mudas retiradas estão sendo devolvidas, caso os proprietários queiram, para serem replantadas em outro local.

O Ministério Público foi procurado, mas ainda não se manifestou sobre o caso. Assim que for enviada uma resposta, a matéria será atualizada.

Fonte: Folha Vitória

Postagem Anterior Próxima Postagem