11º MANDATO | Brasil volta a integrar Conselho de Segurança da ONU


Última vez que o Brasil esteve no órgão como membro temporário foi no biênio 2010-2011


Neste sábado (1º), o Brasil assumiu seu 11º mandato como membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU).

A última vez que o Brasil esteve no Conselho de Segurança foi no biênio 2010-2011 - o período mais longo que o país não integrou o órgão.

“O Brasil terá como prioridades a prevenção e a solução pacífica de conflitos, a eficiência das missões de paz e das respostas humanitárias às crises internacionais, a consolidação da paz mediante ações voltadas para o desenvolvimento, o respeito aos direitos humanos e a maior participação das mulheres nas ações de promoção da paz e da segurança internacionais. O país buscará também aprimorar a articulação do Conselho com outros órgãos da ONU e com organismos regionais envolvidos na resolução de conflitos”, disse o Ministério das Relações Exteriores em nota.

Esse Conselho é responsável por decidir questões de segurança internacional e pela manutenção da paz. Atualmente, o Brasil participa de sete das 12 operações de manutenção da paz da ONU.

O Conselho de Segurança toma decisões baseadas nos votos de 15 países, mas só os cinco com assento permanente têm poder de veto: Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, China e Rússia. Os outros assentos são distribuídos de forma rotativa a outros países a cada dois anos. Além do Brasil, assumem mandatos Albânia, Gabão, Gana e Emirados Árabes Unidos. Os outros cinco países não permanentes são: Índia, Irlanda, Quênia, México e Noruega.

O país recebeu votos de 181 nações em eleição, em junho. O Brasil, que integra o chamado “G4” com Alemanha, Índia e Japão, defende uma reforma do conselho para se ampliar o número de membros permanentes e não permanentes, posição reiterada após reunião entre os países na Assembleia da ONU, em setembro.

Fonte: Band Notícias



Postagem Anterior Próxima Postagem