LUTO NA ARTE | Morre atriz global com mais de 50 anos de carreira e atuação em mais de 40 novelas


Amigos lamentam a morte de Françoise Forton no Rio. Filha de pai francês e mãe brasileira, artista carioca estreou ainda adolescente na TV e, em mais de cinquenta anos de carreira, fez mais de 40 novelas. Ela estava tratando um câncer.

Atriz Françoise Forton — Foto: Reprodução

A atriz Françoise Forton morreu aos 64 anos neste domingo (16), no Rio. Ela estava tratando de um câncer, internada havia quatro meses na clínica São Vicente, na Zona Sul da cidade.

Com a notícia, amigos da classe artística e personalidades se manifstaram sobre a morte da atriz.

"Linda, querida, amável… tive a oportunidade de trabalhar com ela em “ Quatro por quatro”, ótima colega. Vai com Deus !!! Que Ele te receba de braços abertos", escreveu Cristiana Oliveira no Instagram.

A atriz Beth Goulart também recorreu às redes sociais para falar da amiga e companheira de trabalho.

"Hoje nossa amada Françoise Forton virou estrela. Descansou de uma luta interminável contra um câncer, ela foi uma guerreira. Deixou para nós sua história de vida de amor a arte de representar nos palcos e na televisão. Fez parte da história de todos nós que acompanhamos seus trabalhos inesquecíveis, com seu talento, seu sorriso largo e coração grande. Françu, como era chamada por nós seus amigos, vai deixar muita saudade, era mais uma irmã que a arte me deu e que a amizade alimentou. 

"Muito triste com a morte de Françoise Forton. Lembro dela muito jovenzinha, numa quadra da W-3. Ela estudava piano com dona Neusa França, mãe de minha amiga de infância Denise. Na última Fliaraxá antes da Covid conversamos sobre aquele tempo", postou o sociólogo e escritor Sergio Abranches.

A jornlista Hildegard Angel relembrou alguns trabalhos no teatro da atriz de 64 anos.

"Puxa, que tristeza! Faleceu Françoise Forton. Linda atriz, estreou comigo no teatro, na peça 'A Venerável Madame Goneau', de João Bethencourt, grande comédia, no Teatro Mesbla. Milton Moraes e eu éramos os protagonistas, e ela, menina, devia ter uns 16 ou 17 anos. Muito caladinha, talentosa, sempre disciplinada. Mas começou a faltar, e a produção chamava correndo a substituta de plantão. Era um problema de saúde. Françoise, por isso, acabou deixando o elenco, e foi uma pena. Ela fazia um papel tipo Lolita, e não se conseguiu uma sucessora à altura. Formada ao melhor estilo do teatro tradicional, com domínio de corpo, de gestos, projeção de voz, foi ótima discípula da grande Dulcina. Meu beijo ao seu marido amoroso, parceiro até o fim, presente, atencioso, acompanhando-a diariamente nos 120 dias de UTI, o querido produtor Eduardo Barata, postou.

Atriz fez mais de 40 novelas

Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro no dia 8 de julho de 1957, filha de pai francês e mãe brasileira.

Sua estreia foi em 1969, na novela "A última valsa", da Globo. Desde então, ela fez mais de 40 novelas e diversas outras participações na TV.

Em mais de cinquenta anos de carreira, fez novelas como "Estúpido cupido" ("1976"), "Bebê a bordo" (1988), "Tieta" (1989), "Meu bem, meu mal (1990), "Perigosas peruas" (1992), "Explode coração" (1995), "O clone" (2001) e "I love Paraisópolis" (2015).

Sua carreira no cinema também teve mais de cinco décadas, com filmes como "Marcelo Zona Sul" (1970), "Jardim de Alah" (1988) e "Coração de Cowboy" (2018).

Ela deixa o marido, o produtor cultural Eduardo Barata, e o filho, Guilherme Fourton Viotti.

Fonte: G1 


Postagem Anterior Próxima Postagem