MORRE Sidney Poitier, primeiro negro a vencer o Oscar de Melhor Ator

O ator Sidney Poitier (Foto: Getty Images)

O ator Sidney Poitier morreu aos 94 anos. A notícia foi confirmada nesta sexta-feira (7).

O falecimento foi anunciado por Fred Mitchell, Ministro de Relações Internacionais das Bahamas, segundo reporta o jornal The Independent. A causa da morte ainda não foi revelada.

Astro de 'No Calor da Noite' (1967) e de 'Adivinhe Quem vem Para Jantar' (1967), Poitier foi o primeiro artista negro a ganhar um Oscar de Melhor Ator. Ele recebeu a estatueta da Academia por sua performance em 'Uma Voz nas Sombras' (1963).

De família das Bahamas, Poitier nasceu em Miami em fevereiro de 1927, durante uma viagem dos seus pais à Flórida. Ele cresceu no país insular no Caribe, mas se mudou para os Estados Unidos quando tinha 15 anos, onde seguiu a carreira de ator.

Seu primeiro papel de destaque foi o do médico Luther Brooks no filme 'O Ódio é Cego' (1950), do diretor Joseph L. Mankiewicz, que trata do racismo. Nos anos seguintes, ele também estrelou 'Sementes de Violência' (1955), 'Cruel Dilema' (1956) e 'Acorrentados' (1958).

Ao aceitar seu Oscar de Melhor Ator por 'Uma Voz nas Sombras' na premiação de 1964, entrando, assim, para a história da Sétima Arte, Poitier declarou: "Como foi uma longa jornada até este momento, eu estou naturalmente em dívida com inúmeras pessoas; entre as quais estão, principalmente, Ralph Nelson, James Poe, William Barrett, Martin Baum e, claro, os membros da Academia. A todos eles, tudo o que posso dizer é um obrigado muito especial" (veja abaixo).

O artista ainda participou de filmes como 'Ao Mestre, com Carinho' (1967), 'Noite sem Fim' (1970) e 'Espiões sem Rosto' (1988). Seu último longa no papel de ator foi o drama 'Construindo um Sonho' (2001).

Poitier também se sentou na cadeira de diretor diversas vezes. Seu trabalho mais famoso nesse papel foi a comédia 'Loucos de Dar Nó' (1980), estrelada por Gene Wilder e Richard Pryor.

Além disso, ele assinou os longas 'Um por Deus, Outro pelo Diabo' (1972), 'Dezembro Ardente' (1973), 'Aconteceu num Sábado' (1974), 'Os Espertalhões' (1977), 'Hanky Panky, Uma Dupla em Apuros' (1982) e 'Papai Fantasma' (1990).

A seguir, confira os trailers dos clássicos 'Adivinhe Quem Vem para Jantar' e 'Ao Mestre, Com Carinho':


Fonte: Monet


Postagem Anterior Próxima Postagem