ATENÇÃO: Cemaden alerta que novas enchentes podem acontecer no ES



Os capixabas devem ficar em alerta por, pelo menos, mais sete dias. Um aviso meteorológico divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, considera alto o risco de novas enchentes no Estado neste período, inclusive ainda nesta quarta-feira (16).

De acordo com o Cemaden, há elevadas possibilidades de alagamentos por causa das chuvas nas áreas do Centro e do Sul do Espírito Santo.

Segundo o órgão, as enchentes podem ocorrer "devido aos acumulados preexistentes, que aumentaram a umidade do solo, e à previsão meteorológica de continuidade da chuva, com pancadas ao longo do dia que podem ocorrer com forte intensidade".

O órgão acrescenta que a chuva não é passageira e deve se estender pelos próximos sete dias, "causando um acumulado médio nas bacias acima do normal histórico para o período".

Norte do Estado

Em relação ao Litoral Norte do Espírito Santo, o alerta diz que é moderada a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos, devido aos acumulados preexistentes, somados à previsão meteorológica de continuidade da chuva, com pancadas isoladas que podem ocorrer com forte intensidade.

Porém, o alerta do Cemaden não descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas e alagamentos em áreas urbanas dessa região.

O alerta também destaca fortes chuvas e risco geo-hidrológico norte e no noroeste do Rio de Janeiro e no norte e na zona da mata de Minas Gerais.

Fonte: Portal R7


Postagem Anterior Próxima Postagem