Garoto de 15 anos é apreendido por criar perfil falso para doações em Petrópolis

Reprodução Polícia Civil
Menor apreendido

Policiais da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) cumpriram neste sábado um mandado de busca e apreensão na comunidade Vale do Ipê, em Belford Roxo, contra um menor acusado de criar um perfil falso para arrecadar doações que supostamente iriam para ajudar famílias de Petrópolis.

Identificado pela Polícia Civil como “W”, o menor de 15 anos utilizava a conta corrente de sua mãe, Ana Paula de Soledade Oliveira, de 36 anos, para direcionar os valores arrecadados com o golpe. O perfil utilizado por ele foi retirado da rede e a conta corrente vinculada ao crime foi encerrada.

Poucos dias após a tragédia provocada pelas chuvas em Petrópolis, uma corrente de mobilização se formou para recolher doações e quantias nas redes sociais. O caso ligou um alerta para o surgimento de perfis fraudulentos, que imitavam outras instituições engajadas no trabalho de apoio à Cidade Imperial.

Na última quinta-feira, a Polícia Civil iniciou uma investigação contra um perfil falso que foi criado no Instagram para imitar a conta da ONG SOSerra. A versão pirata da conta trazia um número de PIX diferente do verdadeiro para tentar desviar o recebimento de dinheiro das doações.

Segundo a DRCI, as investigações continuam com o objetivo de identificar outros perfis e páginas fraudulentas que se aproveitam da comoção da sociedade neste momento de dor e sofrimento da população petropolitana.

Em comunicado, a ONG SOSerra lembrou alguns cuidados importantes como desconfiar dos perfis que pedem doações e checar todos os dados antes das transferências serem feitas.

O Instagram também explicou o passo a passo para denunciar um perfil fake, ajudando que seja retirado do ar, assim como todas as postagens. As informações de quem faz a denúncia ficam em sigilo.
  • Toque em "..." na parte superior direita do perfil;
  • Toque em Denunciar;
  • Selecione “O conteúdo é inadequado” e, depois, “Denunciar conta”;
  • Selecione a opção “Está fingindo ser outra pessoa”;
  • Indique se a conta falsa está fingindo ser você, uma pessoa conhecida, uma celebridade/figura pública ou uma empresa/organização. No caso de perfis verificados, você pode indicar qual o perfil legítimo que a conta falsa está fingindo ser.

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem