Quer empreender? Conheça cursos gratuitos disponíveis na internet


Endeavor, Sebrae e FGV oferecem cursos de curta duração para ajudar quem quer abrir um negócio ou quem já tem uma empresa e precisa de orientação.


Alguns dos cursos para empreendedores oferecidos gratuitamente pelo Sebrae — Foto: Reprodução Sebrae

Especialistas são unânimes: para um negócio dar certo, é preciso estudar muito o cenário, fazer planejamento, pensar na parte financeira, logística e no marketing. Algumas instituições oferecem cursos gratuitos para ajudar empreendedores que precisam dessas ferramentas para tocar suas empresas.

Confira alguns deles:

Fundação Getulio Vargas (FGV)

A FGV oferece cursos gratuitos em diversas áreas, em parceria com a Open Education Global (OEG). São todos 100% virtuais e podem ser feitos a qualquer momento. Para os empreendedores, há algumas sugestões, com duração de 5 horas cada um:

A importância estratégica da marca: aborda conceitos de marca, imagem, reputação e componentes de um projeto de branding. Inscrições neste link.

Alinhamento entre vendas e marketing: apresenta conceitos de venda e marketing e analisa os elementos que podem causar impactos no processo de venda, como os avanços na área de tecnologia e as mudanças constantes no comportamento dos clientes. Inscrições neste link.

Introdução à precificação e comportamento da demanda: o objetivo aqui é entender o mercado e as suas necessidades para ter sucesso em um negócio, apresentando os conceitos da teoria econômica e da teoria da demanda e da oferta. Inscrições neste link.

Sebrae

O Sebrae oferece cursos online pelo Whatsapp e pelo Telegram. Atualmente, são 30 opções de capacitações e cinco trilhas de aprendizagem gratuitas e sem limite de vagas. Para acessar os cursos, que têm em média 2 horas de duração, basta entrar pelo celular no Portal do Sebrae e escolher a opção desejada. Os 5 cursos mais procurados são:

Marketing Digital - planejar para vender pela internet: informações para conseguir identificar as oportunidades do marketing digital e usá-las em benefício do seu negócio. Inscrições neste link.

Controle da movimentação financeira: curso para quem está começando a empreender e ainda não domina a gestão da sua movimentação financeira. Inscrições neste link.

Conhecendo e valorizando seu cliente: qual é o real valor do seu produto para o cliente? Este curso explica como o conceito de valor pode fazer a diferença no relacionamento com o cliente e nas estratégias de venda de uma empresa. Inscrições neste link.

Planeje suas metas e resultados: curso aborda quais os benefícios de um planejamento bem elaborado para a saúde da empresa. Inscrições neste link.

Acesso ao crédito: antes de pegar empréstimo o empreendedor precisa estar bem informado sobre as condições que envolvem essa prática. O curso mostra o conhecimento necessário para fazer a decisão mais vantajosa para a saúde de um negócio. Inscrições neste link.

Endeavor

A Endeavor disponibiliza gratuitamente alguns cursos online com conteúdos práticos e ferramentas aplicáveis, feitos de empreendedor pra empreendedor, com duração de 3 a 7 horas. Confira alguns deles:

Primeiros passos para montar seu negócio: indicado para quem está começando seu primeiro negócio, o curso ajuda a desenvolver, testar, validar, precificar e apresentar um conceito de empresa. Inscrições neste link.

Planejamento estratégico para empreendedores: ajuda o empreendedor a entender o que levar em consideração na hora do planejamento por meio de um passo a passo claro e detalhado. Inscrições neste link.

Finanças básicas para empreendedores: ensina como usar conceitos de finanças e contabilidade para desenvolver um bom planejamento e controle financeiro do negócio. Inscrições neste link.

Fonte: G1 



Postagem Anterior Próxima Postagem