Russos cercam Kiev e Ucrânia pede que povo use coquetéis molotov


Um dia após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, autorizar uma invasão militar em larga escala na Ucrânia, tropas russas alcançaram Kiev, a capital do país vizinho. Segundo o Ministério da Defesa ucraniano, militares russos estão posicionados no distrito residencial de Obolon, a cerca de 9 km ao norte do Parlamento ucraniano, no centro da cidade

Com a chegada das tropas russas à região de Kiev, capital da Ucrânia, o governo local fez uma convocação para todos os civis se alistarem para ajudar a combater o avanço dos militares do país vizinho. Além disso, encorajou moradores a fazerem coquetéis molotov.

"Precisamos de todos os recrutas, sem restrições de idade", disse uma primeira mensagem publicada pelo Exército da Ucrânia em uma rede social.

A convocação, presumivelmente, vale também para menores de idade, e alcança homens e mulheres. Desde dezembro, todas as mulheres ucranianas "aptas ao serviço militar" entre 18 e 60 anos fazem parte da reserva em tempos de guerra.

Pouco depois, houve uma segunda convocação: "hoje, a Ucrânia precisa de tudo. Todos os procedimentos de adesão são simplificados. Traga apenas seu passaporte e número de identidade".

Em sua conta no Twitter, o Ministério do Interior da Ucrânia disse que os moradores devem "preparar coquetéis molotov" para tentar deter os invasores. "Pedimos aos cidadãos que nos informem sobre os movimentos de tropas, façam coquetéis molotov e neutralizem o inimigo".

Tropas russas fazem cerco a Kiev

A invasão russa à Ucrânia começou na madrugada de quinta-feira (24), depois de o presidente Vladimir Putin ordenar uma operação especial no leste do país, controlado por separatistas pró-Rússia.

Tropas russas confirmaram que entraram em território ucraniano a partir da Península da Crimeia, anexada pelo Kremlin em 2014.

A partir de então, as forças começaram a montar um cerco à capital, Kiev. Nesta sexta-feira (25), o Ministério da Defesa da Ucrânia afirmou que as forças russas entraram no distrito de Obolon, a menos de 9 quilômetros do centro de Kiev, e os bombardeios aumentaram nas últimas horas.

Explosões soaram antes do amanhecer em Kiev e tiros foram relatados em várias áreas, enquanto os líderes ocidentais agendavam uma reunião de emergência e o presidente da Ucrânia pedia ajuda internacional para afastar um ataque que poderia derrubar seu governo democraticamente eleito, causar baixas em massa e causar danos ao país e à economia global.

EMILIO MORENATTI ASSOCIATED PRESS ESTADÃO CONTEÚDO
EMILIO MORENATTI ASSOCIATED PRESS ESTADÃO CONTEÚDO

Entre os sinais de que a capital ucraniana está cada vez mais ameaçada, os militares disseram, na sexta-feira, que um grupo de espiões e sabotadores russos foi visto em um bairro nos arredores de Kiev, e a polícia disse às pessoas que não saíssem de uma estação de metrô no centro da cidade porque havia tiroteio na região.

Em outras partes da capital, os soldados estabeleceram posições defensivas nas pontes e veículos blindados circulavam pelas ruas, enquanto muitos moradores olhavam inquietos nas portas de seus prédios de apartamentos.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse que Kiev "pode estar sitiada" no que autoridades norte-americanas acreditam ser uma tentativa do presidente russo, Vladimir Putin, de instalar seu próprio regime.

O ataque, previsto há semanas pelos EUA e aliados ocidentais , equivale à maior guerra terrestre na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Depois de negar repetidamente os planos de invasão, Putin lançou seu ataque ao país, que tem se inclinado cada vez mais para o Ocidente e para longe da influência de Moscou.

O presidente ucraniano Volodmir Zelenski, cujo controle do poder era cada vez mais tênue, apelou aos líderes globais por sanções ainda mais severas do que as impostas pelos aliados ocidentais e por assistência de defesa.

Avanço russo à capital ucraniana ocorreu em três eixos

As forças russas aproximaram-se de Kiev após avançar rapidamente de três eixos, no Norte, Sul e Leste da Ucrânia. As duas primeiras frentes dirigiam-se à capital no início da ofensiva, segundo autoridades de inteligência ucranianas.

Agências de notícias informam que o ataque começou com helicópteros, pouco antes das 4h locais (23h de Brasília. Sirenes de ataque aéreo soaram sobre a cidade de 3 milhões de habitantes, onde algumas estavam abrigadas em estações de metrô subterrâneas.

Foto: EMILIO MORENATTI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Soldados ucranianos se posicionam dentro da cidade de Kiev, capital da Ucrânia, nesta sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022. Um dia após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, autorizar uma invasão militar em larga escala na Ucrânia, tropas russas alcançaram Kiev, a capital do país vizinho. Segundo o Ministério da Defesa ucraniano, militares russos estão posicionados no distrito residencial de Obolon, a cerca de 9 km ao norte do Parlamento ucraniano, no centro da cidade

Um alto funcionário ucraniano disse que as forças ucranianas defendem a capital em quatro frentes, e estão em menor número. Autoridades ucranianas disseram que um avião russo foi derrubado e colidiu com um prédio em Kiev durante a noite, incendiando-o e ferindo oito pessoas.

Ataques continuam também em várias outras cidades ucranianas. Grandes explosões altas foram ouvidas em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, e a cidade grande mais próxima à fronteira com a Rússia. A prefeitura pediu para a população procurar abrigo.

Sirene em Kiev é acionada pela 3ª vez no dia

A sirene de emergência de Kiev foi acionada no início desta tarde, no horário local, início da manhã pelo horário de Brasília, pela terceira vez nesta sexta-feira.

O alerta significa iminência de bombardeio por parte das tropas russas, que se aproximam da capital ucraniana a cada instante.

A orientação em caso de sirene de emergência é proteger-se em bunkers. O som das bombas se intensifica em Kiev desde o início da madrugada desta sexta.

Fonte: Estadão Conteúdo


Postagem Anterior Próxima Postagem