Tempestade com ventos de até 200 km/h atinge Noroeste da Europa e mata 9

A O2 Arena, em Londres, atingida pela tempestade Eunice Foto: Stefan Rousseau - PA Images / PA Images via Getty Images

Uma forte tempestade no Atlântico atingiu o Noroeste da Europa nesta sexta-feira com ventos recordes de até 200 km/h, deixando ao menos nove mortos, cortando a energia de dezenas de milhares de casas e destruindo o telhado da arena O2 de Londres.

Uma mulher morreu em Londres quando seu carro foi esmagado por uma árvore, e um homem em um veículo em Liverpool morreu atingido por destroços. Outro homem morreu depois que um veículo colidiu com uma árvore caída no condado de Hampshire, no Sul da Inglaterra. Na Irlanda, um homem morreu depois de ser atingido pela queda de uma árvore.

Na Holanda, quatro morreram ao ser atingidas por árvores que caíram durante o vendaval. Na Bélgica, um britânico morreu depois de ser jogado de seu barco na água, e ventos fortes derrubaram um guindaste no telhado de um hospital.


A tempestade Eunice, que se formou no Atlântico central e partiu dos Açores em direção à Europa seguindo as correntes de vento, representa um perigo para a vida, afirmou o Escritório Meteorológico da Inglaterra.

O governo britânico realizará uma reunião de emergência para discutir uma ação para amenizar os riscos provocados pela tempestade.

— Todos devemos seguir os conselhos e tomar precauções para nos manter seguros — disse o primeiro-ministro Boris Johnson. — Agradeço aos integrantes da defesa civil por todos os esforços.

No País de Gales, ondas quebravam no calçadão de Aberystwyth, algumas tão altas quanto casas. Mais de 100 mil pessoas foram prejudicadas por cortes de energia quando as linhas foram derrubadas e árvores antigas tombaram.

— A tempestade Eunice está realmente sendo um soco — disse o meteorologista-chefe inglês, Frank Saunders. — Só emitimos alertas vermelhos quando achamos que há uma ameaça à vida por causa do clima.

Segundo Saunders, uma rajada de 196 km/h foi registrada na Ilha de Wight, possivelmente um recorde para a rajada de vento mais forte já registrada na Inglaterra.

Alertas vermelhos são relativamente raros. O último foi em novembro de 2021. A Escócia emitiu alertas amarelos para neve pesada no inverno.

O serviço de meteorologia informou que os ventos mais fortes da tempestade se dirigiam para a Escandinávia e o Norte da Europa continental.

Transportes afetados

Os aviões foram atingidos com tanta força por rajadas em alguns aeroportos que os pilotos foram forçados a suspender os pousos. Uma transmissão ao vivo da pista do aeroporto de Heathrow foi assistida por mais de 200 mil pessoas on-line. Um total de 436 voos foi cancelado em todo o Reino Unido.

Mais de 100 mil prédios ficaram sem energia, disseram distribuidores. Balsas e trens foram cancelados. “Não haverá trens para o País de Gales funcionando nesta data”, disse um painel de anúncios na estação de Aberystwyth. Todos os trens em Kent, no Sul da Inglaterra, foram cancelados.

A British Airways disse que estava cancelando vários voos e que haveria interrupções significativas.

A operadora de balsas dinamarquesa DFDS disse em um comunicado no Twitter que suas balsas entre Dover e Calais foram suspensas devido aos ventos fortes.

Na Holanda, o aeroporto de Schiphol cancelou cerca de 390 voos, disse um porta-voz.

O ministro da Segurança do Reino Unido, Damian Hinds, disse que tropas estão de prontidão para lidar com as consequências do clima.

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem