Calorão: quatro das 20 cidades mais quentes do Brasil são do ES

Nova Venécia

Os últimos dias do verão têm sido de muito calor em todo o Brasil. No Espírito Santo, a situação não é diferente. Nesta segunda-feira (14), das 20 cidades com maiores temperaturas registradas no país, quatro são capixabas.

Na quarta posição da lista — primeira entre as capixabas — está a cidade de Alfredo Chaves, na região Serrana do Espírito Santo. Mesmo sendo um dos locais conhecidos pelo clima mais ameno, foram registrados 36.5 ºC no município.

Na sequência, está Nova Venécia, no Noroeste do estado. Os venecianos sentiram um calorão de 36.2 ºC nesta segunda. A cidade foi a quinta mais quente do Brasil.

Em 17º e 18º lugares, estão as cidades de Alegre, no Sul do Estado, e Ecoporanga, no Noroeste, onde foram registrados 35.1 ºC, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Calor com os dias contados

De acordo com a Climatempo, o calor pode estar com os dias contados no Espírito Santo e em grande parte do Brasil com a chegada do outono. A estação que faz a transição para o inverno começa no próximo domingo (20).

O outono de 2022 vai começar com uma frente fria que chega ao país com força suficiente para avançar até o norte de Minas, sobre o Espírito Santo e sobre o sul da Bahia. Isso vai fazer com que a circulação de ventos sobre o Brasil force uma concentração de umidade na parte central e norte da Região Sudeste.

Ao mesmo tempo, no centro-sul do país, o padrão de tempo seco e frio deve predominar no começo do outono. O ar frio de origem polar chega com moderada intensidade com esta frente fria e causa uma queda de temperatura acentuada, se comparado ao que temos observado nos últimos meses.

O destaque para maio será a entrada da primeira onda de frio forte de outono, esperada para segunda quinzena deste mês.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem