Capixaba é preso traficando cocaína na Tailândia e pode pegar pena de morte

A cocaína chegou à Tailândia diluída em frascos de produtos de beleza (Foto: Divulgação PF-ES)

Um capixaba de 33 anos, que se apresentou como estudante de ensino médio, foi preso na tarde desta quinta-feira (10), em Bangkok, na Tailândia, transportando aproximadamente 7kg de cocaína diluídos em produtos de beleza. Por conta desse crime, esse capixaba poderá ser condenado à pena de morte, conforme prevê a legislação do país asiático.

A ação para prisão do traficante internacional foi coordenada pela Polícia Federal do Espírito Santo, que passou a investigar informações locais de que um homem estaria em conexão com traficantes internacionais. O estudante capixaba é de Vitória, capital do Estado. Ele passou a ser monitorado no último dia 3 deste mês por agentes federais.

Alguns dias depois, foi possível confirmar sua identidade, mas para surpresa dos investigadores ele havia partido para o Peru. Foi então contatada a Adidância da PF em Lima que, por sua vez, partilhou as informações com o Departamento de Operações Especiais L800 da Direção Antidrogas do Peru na expectativa de que estes localizassem e continuassem as ações necessárias a fim de determinar o que ele o investigado estaria, de fato, fazendo em território peruano.
A cocaína chegou à Tailândia diluída em frascos de produtos de beleza (Foto: Divulgação PF-ES)

Os policiais peruanos conseguiram localizar o hotel em que ele estava hospedado, mas também foram surpreendidos com a informação de que ele já havia deixado o país com destino a Bangkok/Tailândia num voo com rápida escala em Paris/França.

Novos contatos, então, foram realizados, agora com a Polícia Real Tailandesa, que conseguiu abordar o capixaba, ainda no aeroporto quando desembarcava naquele país. Foram então realizadas as verificações de praxe e constatou-se a presença de cocaína em produtos de beleza que trazia em sua bagagem.

De acordo com fontes da Superintendência da PF no Estado, “com esta ação de cooperação internacional a Polícia Federal demonstra a capacidade de rápida mobilização em nível global que, neste caso, gerou um impacto económico de aproximadamente US$ 1.000.000,00 (um milhão de dólares) para a organização criminosa baseada no Peru”.

As investigações continuam para que se determine o envolvimento de outros brasileiros com esta prisão, bem como no sentido de compreender como se deu o envolvimento do capixaba com esta organização criminosa.

A cocaína chegou à Tailândia diluída em frascos de produtos de beleza (Foto: Divulgação PF-ES)

PENA DE MORTE

O investigado poderá responderá por tráfico internacional de drogas que, na Tailândia, pode ser punido com a pena de morte.

Em 14 de fevereiro, três jovens brasileiros foram presos em situação semelhante e acusados de tráfico internacional de drogas e podem igualmente enfrentar prisão perpétua ou pena de morte na Tailândia. A jovem e outros dois brasileiros foram presos no Aeroporto de Bangkok com 15 kg de cocaína escondidos em fundos falsos de suas malas. 

Fonte: SPF-ES/ TNL


Postagem Anterior Próxima Postagem