Confira 11 alimentos que nunca devem ser guardados na geladeira


É importante saber quais alimentos devem ser guardados na geladeira, pois a refrigeração influencia na conservação e durabilidade dos alimentos. Podendo ser positiva ou não, o que vai depender do tipo de condição que cada alimento necessita para manter sua estrutura favorável ao consumo. Vamos conferir a lista de alimentos que merecem atenção.

Não guarde na geladeira: 11 alimentos que requerem atenção

Alguns alimentos não devem ser guardados na geladeira, porque a temperatura baixa pode acelerar o processo de deterioração de sua estrutura. Além de modificar sua textura, sabor e cheiro.

1- Café

Absorve o aroma de outros alimentos guardados na geladeira. Para guardá-lo na geladeira, o recomendado é estar em um frasco bem fechado.

2- Pão

Tende a ficar bastante borrachudo e duro, pois a refrigeração retira sua umidade, acelerando seu envelhecimento. O melhor é mantê-lo em temperatura ambiente.

3- Banana

A banana sofre um processo químico, onde suas células entram em estresse, sofrendo alterações no sabor, textura e no aspecto físico que muitas vezes é confundido por estar apodrecida.

4- Manjericão

Quando bem limpo e guardado em pote hermeticamente fechado pode durar até 5 semanas. Mas, o mesmo não acontece quando guardado solto, tende a murchar, ficando impróprio para o consumo.

5- Mel

Quando armazenado em refrigeração fica mais cristalizado e menos saboroso.

6- Cebola

Devido às baixas temperaturas, sofre o processo de transformação de seu amido em açúcar. Isso faz com que fique amolecida e mofada. Portanto, deve ser guardada em local seco e fresco.

7- Tomate

Absorve umidade que afeta sua durabilidade, além de perder o sabor.

8- Alho

A menos que esteja bem embrulhado em saco plástico ou picado e congelado. Do contrário, entra em processo de decomposição rápida se tornando mole e murcho.

9- Laranja

Pode ser armazenada em pote ou saco plástico desde que esteja madura, senão é melhor deixá-la em temperatura ambiente e aguardar o processo de amadurecimento.

10- Chocolate

Perde a qualidade saborosa, só deve ser guardado na geladeira quando estiver muito calor.

11- Abacate

Assim como a banana, quando guardado na geladeira fica com a casca e a polpa escura, devido ao processo de oxidação que modifica toda sua estrutura e diminui sua vida útil.

Fonte: Edital Concursos


Postagem Anterior Próxima Postagem