Uso de máscaras em academias deixa de ser obrigatório em todo o ES


O uso de máscara deixou de ser obrigatório em academias nas cidades classificadas no risco baixo para a disseminação da Covid-19 no Espírito Santo. A medida foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (24).

O uso de máscaras deixou de ser obrigatório em ambientes abertos nas cidades com a classificação de risco baixo no dia 14. No entanto, o uso da proteção seguia obrigatória em todos os ambientes fechados nestes municípios.

De acordo com o mapa de risco em vigor desde segunda (21), todas as cidades capixabas estão em risco baixo ou muito baixo.

De acordo com a publicação no Diário Oficial, a portaria que regulamenta a decisão considera, entre outros fatores, "a necessidade de coordenação integrada e eficaz das medidas de emergência em saúde pública entre o estado do Espírito Santo e os municípios capixabas, bem como a participação ativa das pessoas, comunidades, empresas e sociedade em geral no atual estágio da pandemia".

A resolução foi assinada pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, e passou a valer desde a publicação.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disse que a decisão está de acordo com recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

"Entende-se por academia, de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), as modalidades que incluem atividades de condicionamento físico, mesmo que em ambientes fechados. Neste caso, para além das atividades na própria academia, há também atividades como ginástica, musculação, yoga, pilates, alongamento corporal, antiginástica, hidroginástica, as atividades de instrutores de educação física, inclusive individuais (personal trainers), realizadas em academias, centros de saúde física e outros locais especializados", divulgou a Sesa.


Portaria publicada no Diário Oficial do ES flexibiliza uso de máscara em academias — Foto: Reprodução


Confira a classificação de todos os municípios capixabas:



RISCO MUITO BAIXO: Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante.

RISCO BAIXO: Alfredo Chaves, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Da Redação com G1


Postagem Anterior Próxima Postagem