'Estamos felizes, mas apreensivos', diz pai capixaba que vai buscar filho gerado em barriga de aluguel na Ucrânia

Casal brasileiro João Paulo e Priscila Bogucki contratou barriga de aluguel para gestar filho na Ucrânia — Foto: Reprodução/Instagram

Um casal de brasileiros está indo para a Ucrânia buscar o filho deles que nasceu em uma barriga de aluguel no país do leste europeu.

Em guerra, desde que foi invadido pela Rússia no dia 24 de fevereiro, a Ucrânia é um destino muito procurado por casais que buscam a contratação de barrigas de aluguel. Milhares de bebês nascem dessa forma todos os anos em tempos normais e muitos dos clientes são estrangeiros.

A professora Priscila Rodrigues e o engenheiro marítimo João Paulo Bogucki são capixabas, moradores de Vitória. Após algumas tentativas de fertilização in vitro no Brasil, o casal decidiu buscar por uma barriga de aluguel e viajou até a Ucrânia em março do ano passado.

Após realizarem os procedimentos de coleta de material genético e implantação do óvulo, o casal voltou ao Brasil para aguardar até o final da gestação. João Levi nasceu no último sábado (19) em uma maternidade de Kiev, capital do país, no 23º dia da guerra.

João Levi, filho de casal brasileiro que buscou barriga de aluguel na Ucrânia — Foto: João Paulo Bogucki Gomes/Arquivo pessoal

"Ele esta bem e seguro. A embaixada está dando assistência e informação e vem ajudando outros casais brasileiro na mesma situação", contou o pai da criança.

À reportagem, João Paulo contou que desde os últimos dias antes de dar a luz a "surrogate mother" (mãe de substituição, em tradução literal) já estava em um local seguro e que o parto foi realizado em uma maternidade que segue funcionando dentro da normalidade.

Segundo o pai, após três dias em observação na maternidade, o bebê será levado para um abrigo da clínica responsável pelo serviço de barriga de aluguel.

Priscila e João Paulo devem embarcar para a Ucrânia no próximo sábado (26). O planejamento é que eles entrem no país pela cidade de Lviv. De acordo com eles, funcionários do consulado e da embaixada estão orientando a viagem.

"Já tiveram outros casais que foram antes da gente, tá dando tudo certo. Lógico que a gente fica apreensivo pela situação. A gente está num momento muito feliz, mas apreensivo devido ao que estamos acompanhando da guerra. Mas vai dar tudo certo, se Deus quiser", falou o pai.

Por que a Ucrânia é um centro de barriga de aluguel?

A Ucrânia tornou-se um dos principais destinos de pais e mães em busca de barriga de aluguel devido ao preço atraente - quase metade do valor cobrado em outros países.

No Brasil, a prática de barriga de aluguel - ou gestação de substituição - só é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) quando não possui fins lucrativos.

Em contrapartida, diversos países permitem legalmente o procedimento de barriga de aluguel com fins lucrativos - inclusive para estrangeiros.

Com o início da guerra, alguns pais estrangeiros não têm conseguido ir buscar os bebês nascidos de barrigas de aluguel na Ucrânia.

Fonte: G1



Postagem Anterior Próxima Postagem