FINAL FELIZ para o menino ucraniano que viajou sozinho com número de telefone na mão



Hassan, o menino ucraniano que viajou 1000 km sozinho, de trem, com um número de telefone escrito na mão - Fotos: Ministerstvo vnutra SR

No meio do horror da guerra um final feliz para o menino ucraniano que viajou 1000 km sozinho até a fronteira com a Eslováquia apenas com um número de telefone escrito na mão. Ele está bem, sendo cuidado por parentes e vem sendo chamado de herói pelas autoridades do país.

A ideia, para salvar o filho de 11 anos dos bombardeios, foi da mãe dele, a ucraniana Yulia Pisetskaya. Com o coração apertado, ela colocou o pequeno Hassan em um trem, que partiu de uma cidade atacada pelas forças russas na semana passada.

A mãe não pôde ir com ele porque estava doente e também precisava cuidar da mãe dela, que tem deficiência física. E Hassan foi um homenzinho forte!

“Eu ganhei minha esperança da minha mãe querendo que eu fosse”, disse o menino em uma entrevista antes de aparecer como convidado em uma manifestação pró-Ucrânia na capital eslovaca, Bratislava, nesta sexta-feira (11).

“Minha esperança me guiou pelo caminho”, afirmou.

A viagem solitária da criança

Ele viajou sozinho levando apenas uma sacola plástica, um passaporte e um número de telefone rabiscado na mão.

Imagine a cena da mãe olhando para o filho na janela do trem enquanto ele partia…

Felizmente, Hassan viajou em segurança até a Eslováquia. Lá, os guardas de fronteira cuidaram dele.

Ele chegou à Eslováquia na semana passada e atraiu grande atenção da mídia depois que a polícia local postou a história em sua página no Facebook, chamando-o de “herói” após sua longa viagem de trem e a pé a partir de Zaporizhzhie, no sudeste da Ucrânia.

O número do telefone

O número de telefone escrito na mãozinha do Hassan era dos parentes da família na capital eslovaca, Bratislava.

As autoridades localizaram a família e Hassan finalmente pôde se encontrar com eles.

Gratidão

A mãe, Yulia, agradeceu no Facebook aos eslovacos por cuidarem do filho dela longe dessa guerra sangrenta.

“Estou muito grata por terem salvado a vida do meu filho”, disse ela.

“No seu pequeno país, há pessoas com grandes corações”, afirmou.

O marido dela morreu

Yulia conta que está viúva e “com muitos filhos”. Ela agradeceu à alfândega eslovaca e aos voluntários que cuidaram de Hassan e o ajudaram a atravessar a fronteira.

“Sou grata por você ter salvado a vida do meu filho”, disse ela. “Perto da minha cidade há uma usina nuclear na qual os russos estão atirando. Eu não podia deixar minha mãe, ela não pode se mover sozinha”.

Ao falar, Yulia termina com um apelo emocionado: “Por favor, salve nossas crianças ucranianas”.

Menino herói

O Ministério do Interior eslovaco compartilhou a história de Hassan no Facebook, dizendo que o menino “conquistou o coração de todos com seu sorriso, destemor e determinação, dignos de um verdadeiro herói”.

Policiais, funcionários da alfândega, soldados e voluntários ajudaram o menino e o mantiveram aquecido. Eles também embalaram comida e bebidas para ele em sua próxima viagem para encontrar os parentes.

“Graças ao número em sua mão e um pedaço de papel na cintura, ele conseguiu entrar em contato com seus entes queridos, que vieram buscá-lo mais tarde, e toda a história terminou bem”, acrescentaram os funcionários.

O ministro do Interior Roman Mikulec elogiou Hassan por sua “enorme determinação, coragem e destemor”.

“Sinto muito por ele e todas as outras crianças e suas famílias que tiveram que fugir de seu país por causa do que está acontecendo na Ucrânia”, concluiu.

Fonte: Só Notícia Boa


Postagem Anterior Próxima Postagem