![]() |
O ginasta russo Ivan Kuliak com marca da letra Z no peito (Foto: reprodução) |
Muito se fala sobre o esporte ser o congraçamento das nações, da importância de se competir, da grandeza de ganha e da grandeza maior ainda em saber perder. Mas o ginasta russo Ivan Kuliak parece ter esquecido tudo isso e causou revolta ao subir no pódio da prova de barras paralelas na Copa do Mundo de Ginástica Artística, que acontece em Doham no Catar.
![]() |
Illia Kovtun, da Ucrânia, entre os atletas Milad Karimi, do Cazaquistão, e Ivan Kuliak, da Rússia, no mundial de Ginástica Artística em Doha (Foto: reprodução) |
Impedido de usar a bandeira de seu país no evento, Ivan cobriu as cores da Rússia com uma letra 'Z' improvisada no peito, com o que parece ser esparadrapo. Mais que esconder o estandarte nacional, a atitude foi vista como afronta, já que a letra tem sido vista estampando veículos e fardas dos militares russos que invadiram a Ucrânia. Coincidentemente, dividindo o pódio com Ivan estava o ucraniano Illia Kovtun. Ivan terminou com o bronze e Illia com o ouro.
Ivan, de 20 anos, recebeu treinamento militar com o exército russo no ano passado. Então fica difícil negar que ele não saiba que a letra Z, que simbolicamente representa 'vitória' em russo, foi e está sendo usada pelas tropas de Vladimir Putin como símbolo.
![]() |
Ivan KuliakI com o Z estampado no peito em pódio dividido com atletas llia Kovtun, da Ucrânia, e Milad Karimi, do Cazaquistão (Foto: reprodução) |
Enquanto o mundo assiste perplexo as manobras militares e as vítimas civis na Ucrânia, políticos, ativistas e influenciadores pró-Putin e pró-Rússia têm sido vistos usando roupas e fazendo publicações com a letra 'Z' para mostrar seu apoio à guerra. Produtos com 'Z' estampado estão sendo vendidos pelo Russia Today, o canal de TV financiado pelo Kremlin, que confirmou, por meio de seu Ministério da Defesa, que o 'Z' significa vitória.
Fonte: Monet