Ginasta russo causa revolta ao exibir símbolo militar em pódio com atleta ucraniano

O ginasta russo Ivan Kuliak com marca da letra Z no peito (Foto: reprodução)

Muito se fala sobre o esporte ser o congraçamento das nações, da importância de se competir, da grandeza de ganha e da grandeza maior ainda em saber perder. Mas o ginasta russo Ivan Kuliak parece ter esquecido tudo isso e causou revolta ao subir no pódio da prova de barras paralelas na Copa do Mundo de Ginástica Artística, que acontece em Doham no Catar.

Illia Kovtun, da Ucrânia, entre os atletas Milad Karimi, do Cazaquistão, e Ivan Kuliak, da Rússia, no mundial de Ginástica Artística em Doha (Foto: reprodução)

Impedido de usar a bandeira de seu país no evento, Ivan cobriu as cores da Rússia com uma letra 'Z' improvisada no peito, com o que parece ser esparadrapo. Mais que esconder o estandarte nacional, a atitude foi vista como afronta, já que a letra tem sido vista estampando veículos e fardas dos militares russos que invadiram a Ucrânia. Coincidentemente, dividindo o pódio com Ivan estava o ucraniano Illia Kovtun. Ivan terminou com o bronze e Illia com o ouro.

Ivan, de 20 anos, recebeu treinamento militar com o exército russo no ano passado. Então fica difícil negar que ele não saiba que a letra Z, que simbolicamente representa 'vitória' em russo, foi e está sendo usada pelas tropas de Vladimir Putin como símbolo.

Ivan KuliakI com o Z estampado no peito em pódio dividido com atletas llia Kovtun, da Ucrânia, e Milad Karimi, do Cazaquistão (Foto: reprodução)

Enquanto o mundo assiste perplexo as manobras militares e as vítimas civis na Ucrânia, políticos, ativistas e influenciadores pró-Putin e pró-Rússia têm sido vistos usando roupas e fazendo publicações com a letra 'Z' para mostrar seu apoio à guerra. Produtos com 'Z' estampado estão sendo vendidos pelo Russia Today, o canal de TV financiado pelo Kremlin, que confirmou, por meio de seu Ministério da Defesa, que o 'Z' significa vitória.


Fonte: Monet


Postagem Anterior Próxima Postagem