Homem morre de overdose de cafeína após errar cálculo em bebida pré-treino

A viúva disse que seu marido era saudável, mas teve uma parada cardíaca após ingerir sua bebida pré-treino (Foto: Reprodução/Mirror)


Um pai de duas crianças errou a quantidade de cafeína em sua bebida pré-treino e morreu tragicamente depois de beber o equivalente a 200 doses de café. Thomas Anthony Mansfield, 29 anos, de Colwyn Bay, no norte do País de Gales, faleceu em 5 de janeiro de 2021. No entanto, as circunstâncias da sua morte só foram reveladas recentemente, informou o The Mirror.

Thomas trabalhava como guarda de segurança e personal trainer e consumia pó de café de uma empresa de suplementos esportivos com sede no Reino Unido, relatou o jornal local North Wales Live. A dose recomendada, conforme indicado na embalagem, é entre 60 a 300 mg duas vezes ao dia. No entanto, a balança digital usada por Thomas estava com peso inicial de 2g, concluiu o inquérito ouvido no Ruthin County Hall, na terça-feira (1).

John Gittins, legista sênior do leste e centro do norte de Gales, ouviu que o homem estava "provavelmente visando uma porção intermediária" ao tentar medir o pó, mas consumiu muito do suplemento. Em um comunicado, a viúva, Suzannah, disse que seu falecido marido era "realmente saudável" e normalmente não bebia mais do que duas xícaras de café por dia. Ela disse que, logo após beber o suplemento, seu marido começou a "agarrar o peito" e deitou-se no sofá. Momentos depois, ele começou a espumar pela boca. Foi quando ela saiu correndo de casa para pedir ajuda aos vizinhos e familiares que moravam nas proximidades.

Uma ambulância chegou ao local em poucos minutos e a equipe usou um desfibrilador devido ao ritmo cardíaco "grosseiramente anormal" de Thomas. Segundo os paramédicos, ele havia sofrido uma parada cardíaca. O pai, então, foi levado para o hospital, onde as tentativas de ressuscitação foram interrompidas às 16h e ele, infelizmente, foi declarado morto.

Balança usada por Thomas estava desregulada (Foto: Reprodução/Mirror)

Prevenção a acidentes

O exame post-mortem apontou uma causa médica de morte por "toxicidade de cafeína". Foi constadado que Thomas estava com 392 mg de cafeína por litro de sangue, segundo o legista. A toxicidade da cafeína pode ser causada por níveis de 78 mg por litro de sangue ou mais. Em sua conclusão, Gittins registrou a morte de Thomas como uma "desventura devido ao resultado não intencional de suas próprias ações ao consumir o pó de cafeína". O legista acrescentou que, desde então, foi "massivamente tranquilizado" de que medidas foram tomadas para ajudar a evitar que casos semelhantes ocorram no futuro com essa marca de pó de cafeína com o fornecimento de uma colher dosadora e um manual de instruções em todos os novos pacotes. Se essas informações tivessem sido fornecidas na época, Thomas provavelmente ainda estaria vivo hoje, disse o legista em sua conclusão.

As instruções e avisos no pacote de cafeína em pó não violavam os regulamentos da época, segundo o legista. Thomas e Suzannah têm dois filhos juntos, Tommy e Millie. Em suas redes sociais, a viúva disse que estava "absolutamente com o coração partido" pela tragédia. "Meu mundo foi destruído e meus filhos perderam o pai. "Perdi o amor da minha vida. Tom faleceu no hospital, a família se esforçou muito, mas não foi suficiente. Ele foi minha vida inteira, nunca vou superar isso", lamentou.

Fonte: Crescer


Postagem Anterior Próxima Postagem