Jovem compara Câmara de Vitória com bombom e publicação viraliza


Nos comentários, internautas também associam o formato da construção com o de um pudim, de um queijo, de um copo de café ou até uma tampa de creme dental.

Câmara de Vereadores de Vitória — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A publicação em que um jovem capixaba compara o prédio da Câmara Municipal de Vitória com um bombom ganhou repercussão expressiva nas redes sociais desde a última quarta-feira (23).

Na postagem, o jornalista Pedro Malta, de 29 anos, publicou, lado a lado, uma foto do edifício público e outra do chocolate Alpino, fabricado pela Nestlé, e brincou: "e a câmara municipal de vitória que é basicamente um grande alpino".

Publicação em que jornalista compara Câmara de Vitória com bombom viralizou no Twitter — Foto: Reprodução/Twitter

Capixaba, nascido na capital do estado, Pedro contou ao g1 que fazia a associação entre os formatos do imóvel e do chocolate há muito tempo.

"Eu acho que toda criança capixaba que comeu Alpino uma vez na vida (ou pelo menos já viu o bombom) e passou pela Câmara de Vitória deve ter feito essa comparação. Comigo foi a mesma coisa. Desde moleque eu já fazia a comparação. Esses dias fui comer o bombom (fazia tempo que não comia) e lembrei na hora", contou.

Inaugurado em 1976, o Palácio Atílio Vivácqua, sede da Câmara Municipal de Vitória foi projetado pelo arquiteto capixaba Carlos Alberto Vivácqua Campos, conhecido como Bebeto Vivácqua. Natural de Cachoeiro de Itapemirim, Sul do Espírito Santo, o profissional foi responsável por outras construções icônicas da capital capixaba, como a Prefeitura Municipal, a Rede Gazeta, o Palácio do Café, a Junta Comercial do estado e o Parque Tancredo Neves.

Mesmo depois de se mudar para Praia Grande, no município de Fundão, o autor da publicação que viralizou disse que seguiu passando com frequência próximo da Câmara de Vitória e manteve a referência na memória. Apesar disso, Pedro afirmou que nunca teve a oportunidade de visitar o local.

"Eu sempre tive curiosidade de saber como é por dentro. Tem esse discurso de que [a Câmara] é a casa do povo, mas na prática não é bem assim. Tem todo um código de conduta, com hora para entrar, para sair, qual tipo de roupa usar. Então, o povo pode ir, mas depende", falou o jornalista.


Plenário da Câmara Municipal de Vitória — Foto: Câmara Municipal de Vitória/Divulgação

Além de concordarem com a comparação, nos comentários, os internautas foram além, afirmando que terem achado a estrutura parecida com um pudim, um queijo ou até mesmo uma tampa de creme dental.

"Se você colocar um copinho descartável de café de cabeça pra baixo lembra também", brincou Pedro.

Até a publicação desta reportagem, a postagem de Pedro somava mais de 400 compartilhamentos e 4,5 mil curtidas no Twitter. Ao g1, ele admitiu que não esperava tanta repercussão quando postou a brincadeira.

"Eu não esperava, mesmo! Eu fiquei surpreso porque é um assunto bem regional. É uma questão puramente capixaba e de Vitória, capital. Para concordar com a proposta da postagem e dar um like, a pessoa, no mínimo, tem que ser capixaba, morar no Espírito Santo ou achar que faz sentido. Achei que o público que podia interagir com o post era muito segmentado", declarou Pedro.


Postagem Anterior Próxima Postagem