Linhares anuncia o maior Festival do Chocolate e Cacau da América Latina


Linhares é hoje o terceiro maior produtor de cacau do Brasil, o maior produtor do fruto no Espírito Santo, possui Indicação Geográfica que o eleva no mercado internacional e é premiado no Salão de Chocolate de Paris. Tantos atributos conectam gestores públicos e empresários que apostam na produção do chocolate para alavancar a economia do Espírito Santo e do Brasil.

Alinhada à estratégias do Plano Agro da Prefeitura de Linhares e para agregar valor ao cacau capixaba, é que o prefeito de Linhares Guerino Zanon anunciou a edição do Chocolat Festival – Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que é, hoje, o principal evento do setor de Chocolate, Cacau e derivados da América Latina. O evento será realizado entre os dias 20 e 23 de agosto deste ano em local que ainda está sendo estudado.

O Chocolat Festival fomenta a profissionalização desse mercado relativamente novo no Brasil e é considerado o maior evento profissional dessa área na América Latina, reunindo consumidores, especialistas e produtores. É também uma plataforma de oportunidades para discutir a industrialização, a verticalização da produção e, consequentemente, a melhoria da qualidade das amêndoas de cacau selecionado e do produto final elaborado, que é o chocolate.

Além disto, além da venda de chocolates e outros derivados do cacau selecionado, o evento promove experiências sensoriais, exposições, cursos de capacitação, workshops, debates sobre temas do setor e palestras ministradas por especialistas, e a realização do Fórum do Cacau e de uma Cozinha Show, que receberá os maiores nomes da confeitaria nacional e internacional.

Um dos criadores do Festival de Chocolat, Marco Lessa, que será um dos coordenadores do evento, apresentou dados que ratificam a importância do produção do chocolate para alavancar a economia estadual e como fortalecimento da cacauicultura, conectando tabém inovação e tecnologia à cadeia produtiva do fruto. 

“O cacau, o chocolate e a indústria do turismo, são matrizes econômicas dessa região que precisam se posiconar e se fortalecer, e o festival será uma grande oportunidade neste sentido. Por outro lado, precisamos conectar e aproximar a ciência e a tecnologia à cadeia produtiva do cacau, trazendo a inovação para processos produtivos, para entregas à sociedade e o produto chocolate é muito adaptável.”, explicou Lessa.

Segundo o secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, em Linhares é produzido o cacau cabruca na Mata Atlântica e a ideia é dar unidade à produção, no que diz respeito à qualidade do cacau. 

“O nosso chocolate não fica atrás de nenhum chocolate gourmet do mundo. Além da qualidade, Linhares também se destaca como maior produtor de cacau do Estado, com 8 mil toneladas somente em 2021. Estes números são resultados do trabalho dos produtores às políticas de governo que visam fomentar cada vez mais a cadeia produtiva do cacau, a exemplo do total apoio dado que será dado ao Festival do Chocolate, espaço que vai fortalecer todas as marcas produzidas no Estado”, afirma.

Da Redação com informações da Prefeitura de Linhares


Postagem Anterior Próxima Postagem