Magnatas russos 'fogem' com iates para Maldivas

O mega iate de 140 metros do empresário russo Victor Rashnikov, chamado "Ocean Victory", é visto no distrito de Bodrum, em Mugla, Turquia Foto: Bloombeerg/Anadolu Agency/Ana

Um número crescente de superiates pertencentes a magnatas russos chegaram ao Oceano Índico, cruzando as Maldivas e Seychelles, no momento em que sanções são impostas à sua terra natal após a invasão da Ucrânia por Vladimir Putin.

Os quatro maiores iates de luxo nas Maldivas no momento são de propriedade russa, de acordo com uma análise de dados de navios pela Bloomberg News. O maior, o Ocean Victory de 459 pés (140 metros), pertence ao magnata do aço Victor Rashnikov, de acordo com SuperyachtFan.com, enquanto outro — o Clio — de 238 pés, está ligado ao magnata do alumínio Oleg Deripaska.

O Nord, de 465 pés, de propriedade de Alexei Mordashov, outro bilionário do aço, está nas ilhas Seychelles depois de partir das Maldivas, mostram os dados. O Sea Rhapsody, do banqueiro russo Andrey Kostin, está indo para a cadeia de ilhas depois de deixar a Turquia, em 18 de fevereiro.

Estima-se que de 7% a 10% da frota global de superiates seja de propriedade de russos, de acordo com o Superyacht Group, observador da indústria. A contagem geral de iates caiu de 19 para 10 nas Maldivas, enquanto subiu de cinco para 12 nas Seychelles, uma ex-colônia britânica conhecida por suas ilhas com palmeiras e praias arenosas.

Os movimentos ocorrem quando os Estados Unidos sinalizam que irão mirar os ativos dos líderes empresariais russos como parte de sua campanha de sanções econômicas contra Moscou por causa da invasão à Ucrânia.

Em seu discurso sobre o Estado da União pronunciado na terça-feira, o presidente Joe Biden disse que os EUA e seus aliados estão se preparando para tomar os iates, apartamentos de luxo e jatos particulares de russos ricos e politicamente conectados.

— Estamos indo atrás de seus ganhos ilegítimos — disse Biden.

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem