Menino de 9 anos foge de casa, dribla segurança de aeroporto em Manaus, invade voo e vai parar em SP

Após ser descoberto, Emanuel foi colocado em voo de volta para Manaus (AM) Foto: Reprodução

Enquanto muitos juntam um dinheirinho, sonhando poder viajar pelo Brasil, um garoto de apenas 9 anos conseguiu fazer isso clandestinamente, de graça, cruzando de avião uma distância de mais de 3,5 mil quilômetros. No último sábado (26), o menino Emanuel Marques de Oliveira fugiu da casa dos pais, em Manaus (AM), e pegou alguns ônibus até conseguir chegar ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Lá, a criança driblou protocolos de embarque, raio-x e revista, conseguiu não ser notada por serguranças e funcionários da Latam e invadiu um voo da companhia aérea, com destino a Guarulhos (SP). Ele só foi descoberto quando a aeronave já estava no ar.

Ao mesmo tempo, os pais, desesperados, davam falta do menino em casa. Eles foram à Delegacia Especializada em Proteção à Criança e Adolescente e registraram o desaparecimento. O drama só terminaria horas depois, quando a companhia aérea entrou em contato com a Polícia Civil avisando sobre o paradeiro do pequeno — e furtivo — Emanuel, uma criança desacompanhada flagrada no voo, que já pousara em São Paulo. Eram por volta das 21h09 quando a Latam o encaminhou ao Conselho Tutelar e à Polícia Federal. No dia seguinte, ele foi colocado num voo de volta para casa, na capital do Amazonas.

Pesquisa na internet antes da fuga

Por fim, os investigadores afirmam que, após análise das câmeras de segurança, restou concluído que o garoto, de apenas 9 anos, conseguiu invadir o avião e passar por pelo menos três barreiras de embarque sem a ajuda de ninguém. Antes de fugir de casa, os policiais afirmam ainda que ele fez pesquisas na internet sobre "como entrar em um avião sem ser percebido". Ouvido pelos agentes, o menino, que não tem nenhum histórico de violência ou de episódios como esse, disse que queria apenas morar em SP com outros parentes. Ele já está sob a tutela dos pais.

O GLOBO pediu um posicionamento à Infraero sobre as falhas de segurança no aeroporto, que permitiram que uma criança entrasse desacompanhada num voo de sua escolha, mas não obteve resposta até a publicação da reportagem. A Latam, por sua vez, respondeu em nota que, após investigações internas junto ao sistema de segurança do aeroporto em, Manaus, lamenta o ocorrido e que medidas de segurança já estão sendo reforçadas e tomadas para garantir que este tipo de situação não volte a ocorrer.

A mãe do garoto, Daniele Marques, contou ao portal G1 sobre o desespero após notar que o filho não estava na cama. Após a volta de Emanuel para casa, ele contou como fez para chegar até o aeroporto.

— Acordei às 5h30, fui ao quarto dele, e vi que ele estava dormindo normalmente. Depois, mexi um pouco no celular e levantei novamente, já às 7h30, quando percebi que ele não estava mais no quarto e comecei e me desesperar — contou. — Ele me disse que pegou alguns ônibus aleatórios aqui de casa (no bairro Tarumã-Açu) até chegar no aeroporto. Depois, olhou no painel o horário dos voos e entrou em um deles. O meu filho passou por três vistorias sem que alguém notasse que ele estava sozinho, sem documentação nem bilhete de embarque.

Ela também questionou a falha de segurança do aeroporto, que permitiu que uma criança conseguisse embarcar desacompanhada e sem bilhetes num voo de uma companhia aérea. Ela diz querer uma resposta por parte da Latam.

— O que eu fico pensando é como uma criança consegue passar por um sistema de aeroporto que é tão burocrático para a gente passar. Por isso eu quero uma resposta da companhia aérea e do aeroporto sobre como o meu filho conseguiu embarcar sozinho.

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem