PF faz busca e apreensão em endereços de deputados do PL por suspeita de desvio de emendas

Maranhãozinho foi flagrado com dinheiro vivo e é apontado como operador do suposto esquema — Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

A Polícia Federal (PF) realiza uma operação, nesta sexta-feira (11), em que cumpre mandados de busca e apreensão envolvendo endereços relacionados a três deputados federais do PL, por suspeita de desvio de emendas parlamentares. O PL é o partido a qual o presidente Jair Bolsonaro é filiado.

De acordo com investigadores, são alvos da operação os deputados Josimar de Maranhãozinho (PL-MA), Bosco Costa (PL-SE) e Pastor Gildemir (PL-MA). Maranhãozinho foi flagrado com dinheiro vivo e é apontado como operador do suposto esquema.

Os indícios, segundo a PF, apontam para uma sistemática de desvios que contaria com empresas de fachada e dinheiro em espécie.

Desdobramento da Operação “Ágio Final”, deflagrada no final de 2020, a operação desta sexta-feira mira apenas endereços residenciais e comerciais dos investigados. Não há buscas em gabinetes na Câmara dos Deputados. Como envolve parlamentares com prerrogativa de foro, a operação foi autorizada pelo ministro Ricardo Lewandowski, relator da investigação no Supremo Tribunal Federal (STF).

Ação controlada

No ano passado, Maranhãozinho foi alvo de uma operação que contou com ação controlada, ocasião em que policiais federais registraram em vídeo situações em que o deputado contava quantias de dinheiro. O parlamentar já era investigado em inquérito que apura suspeitas de formação de organização criminosa, lavagem de dinheiro e peculato. Essa investigação já foi remetida à Procuradoria-Geral da República (PGR) e caberá ao órgão propor abertura de ação penal contra o deputado ou se manifestar pelo arquivamento do procedimento.

Fonte: Valor Econômico


Postagem Anterior Próxima Postagem